Post usa vídeo antigo para alegar que Lula foi vaiado em Portugal em 2023
Uma publicação usa uma montagem de dois vídeos, um atual e um antigo, para alegar, de forma distorcida, que Lula foi vaiado em sua visita a Portugal neste feriado.
A imagem antiga mostra o petista saindo de carro do Palácio de Belém, sede da presidência de Portugal, em 18 de novembro de 2022.
O que diz o post
"A chegada de Lula em Portugal. Grande reforço de seguranças. Recepção amorosa para Lula, mas ao passar pelas ruas de Lisboa foi o que todos esperavam", diz um texto sobreposto ao vídeo.
O primeiro trecho mostra Lula e Janja descendo de um avião da FAB e cumprimentando a guarda de honra de Portugal. O trecho é, sim, da última viagem de Lula.
Na sequência, outro vídeo mostra um carro preto seguido por um carro da polícia. Ao fundo, ouve-se um repórter narrando a agenda de Lula em Portugal.
Em seguida, outros carros pretos saem do Palácio de Belém sob gritos de "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão" e outros xingamentos.
Por que é distorcido
A cena de Lula e Janja chegando em Portugal é realmente de três dias atrás e o trecho compartilhado foi exibido pelo UOL em seu canal no Youtube. Assista:
O vídeo do presidente sendo xingado ao sair da sede da presidência em Portugal, no entanto, é de 2022 -após encontro do então presidente eleito com Marcelo Rebelo, presidente português.
Na época, o UOL (aqui) e veículos portugueses (aqui e aqui) noticiaram manifestações contra e a favor de Lula em Portugal.
O vídeo usado na desinformação foi veiculado pelo Diário do Poder. Veja:
Viralização. Compartilhado originalmente no TikTok, em 22 de abril deste ano, o vídeo soma, até hoje (24), 686,3 mil visualizações, 47,3 mil curtidas, 4,9 mil comentários e 17,6 mil compartilhamentos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
O vídeo também foi checado pelo Boatos.org (aqui).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.