Mulher que aparece criticando Lula em vídeo não é Marília Gabriela
É falso que seja a jornalista Marília Gabriela a mulher que aparece em um vídeo criticando o governo Lula e exaltando Jair Bolsonaro, como afirmam publicações nas redes sociais.
A assessoria da apresentadora já desmentiu as postagens falsas, assim como a verdadeira criadora do conteúdo.
O que diz o post
"MARÍLIA GABRIELA INDIGNADA. Caramba. Mulher corajosa. Muitos gostariam de falar como ela. Tomara que esse vídeo acordem (sic) os líderes e eles comecem a colocar de novo a nossa bandeira nas ruas/praças e avenidas. Mostrar que o povo não está derrotado", diz a descrição de um post compartilhado no Facebook.
Na gravação, uma mulher critica Lula e exalta Jair Bolsonaro. Em um momento da filmagem ela chega a dizer que "essa esquerda podre encomendou para colocar nas mídias nosso capitão, homem de honra, caráter ilibado, viajava com pessoas estratégicas para apenas cumprir a agenda presidencial, ficava em hotéis militares sem luxo pensando no país e em nós até quando aguentaremos essas notícias amordaçados".
Por que é falso
Foi Regina Velloso quem gravou o vídeo. A gravação compartilhada no Facebook atribui erroneamente a autoria da gravação à jornalista. A cena possui uma marca d'água da rede social Kwai referenciando o perfil "Regina velloso$" como origem do vídeo.
O mesmo perfil traz vários vídeos de Regina.
A publicação não pode ser encontrada no perfil da bolsonarista no Kwai, mas está em sua página no Instagram. Publicado em 25 de abril, o post tinha a legenda: "Meus amores, essa não deu para ser polida! O limita (sic) da desfaçatez, ao ver esse sapo bandido entitulado (sic) pre$idente, usar e abusar do nosso dinheiro, suado ! E você o que pensa?".
Regina Velloso desmentiu a publicação falsa quatro dias depois em seu perfil no Kwai. Em 29 de abril, ela publicou um vídeo com o print da gravação original e explicou, na descrição do conteúdo, que a imagem não se tratava da jornalista.
Contatada, a assessoria de Marília Gabriela também desmentiu a publicação falsa.
Viralização. Compartilhado em 28 de abril no Facebook, a publicação até a tarde de hoje (4) soma 319 mil visualizações, 44 mil curtidas e 8,2 mil comentários.
O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.