Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que Lula tenha proposto fechamento do Congresso

6.jun.2023 - Lula não propôs fechamento do Congresso - Reprodução/Twitter
6.jun.2023 - Lula não propôs fechamento do Congresso Imagem: Reprodução/Twitter

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL, em Salvador

07/06/2023 04h00Atualizada em 07/06/2023 05h36

Lula não defendeu o fechamento do Congresso ao discursar durante reunião com líderes sul-americanos no mês passado, como afirmam posts que compartilham um vídeo editado do encontro.

Na ocasião, o presidente criticou a dependência de aprovação pelo Congresso de cada país para que sejam implementadas medidas sobre questões climáticas acordadas durante encontros internacionais.

O que dizem os posts:

"Lula já fala em acabar com o Congresso, mera coincidência com a Venezuela? o (sic) Brasil ainda não acordou", diz o texto inserido no vídeo compartilhado no WhatsApp.

Um post no Twitter tem a seguinte descrição: "Bom dia, senhoras&senhores! Lula está seguindo os passos de Maduro, ele quer acabar/fechar o congresso nacional. A ideia é uma 'GOVERNANÇA GLOBAL'. A imprensa colabora para este fim".

No trecho editado, Lula diz: "Se não tem outra razão para a gente ter uma nova governança global, [trecho cortado] que eu não dependa do meu Congresso, que o outro país não dependa do seu Congresso, porque, muitas vezes, você aprova uma coisa numa COP [Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima], e quando chega no seu país o Congresso não aprova, os empresários não aceitam, e aí as coisas não são executadas. Então, essa reunião de agosto, que vai ser em Belém, vai ser uma reunião marcante [trecho cortado]".

Por que é distorcido:

O primeiro trecho é cortado para sugerir que Lula defendeu o fechamento do Congresso após a instalação da nova governança global. "Com o fortalecimento das Nações Unidas com outros países, a questão do clima só vai ter solução se a gente tiver decisões globais", é o que diz o presidente na fala não inserida no vídeo.

O segundo trecho cortado diz respeito a uma reunião que será realizada em agosto, em Belém (PA), para discutir a defesa da Amazônia. "Então, essa reunião de agosto, que vai ser em Belém, vai ser uma reunião marcante para a gente dar seriedade na defesa da Amazônia", diz o presidente em outra fala ignorada pelo vídeo editado.

O discurso completo está disponível no site da Presidência da República (aqui).

Em nenhum momento Lula defendeu o fechamento do Legislativo. O presidente afirmou que medidas acordadas em encontros internacionais podem ser derrubadas pelo Congresso.

Lula já havia falado sobre uma governança global em outras ocasiões. Um desses momentos foi durante um encontro com o presidente dos EUA, Joe Biden, em fevereiro (aqui).

A questão climática, se não tem uma governança global forte, que tome decisões que todos os países sejam obrigados a cumprir, não vai dar certo. Não sei se aqui é o foro certo. Não sei se é a ONU, o G20 ou G8. Mas alguma coisa temos de fazer para obrigar os países, os Congressos e empresários a acatar decisões que tomamos em níveis globais Lula, durante encontro com Biden

Viralização. A publicação distorcida no Twitter, compartilhada no último sábado (3), conta com 35.7 mil visualizações, 850 curtidas e 525 retuítes.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.