Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Não foi juíza quem 'mandou recado' a Lula, mas vereadora de Curitiba

A mulher que aparece nas imagens é a vereadora de Curitiba Amália Tortato (Novo-PR) - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
A mulher que aparece nas imagens é a vereadora de Curitiba Amália Tortato (Novo-PR) Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

23/06/2023 14h28

Não é a juíza Gabriela Hardt, que atuou na Operação Lava Jato, quem aparece em um vídeo "mandando recado para Lula", como afirma um post falso compartilhado no Facebook.

A mulher que aparece nas imagens é a vereadora de Curitiba Amália Tortato (Novo-PR).

O que diz o post

"Juíza manda recado para Lula", diz o texto sobreposto ao vídeo checado.

"Olha aqui, a juíza que comandou a [Operação] Lava Jato ao lado de Sérgio Moro veio a público. Vou passar o vídeo dela falando aqui e você vai ver agora. Essa mulher é muito corajosa. O Lula arrumou para a cabeça", afirma um homem que aparece no vídeo.

Em cima da foto da mulher, há o texto: "Agora sim o Lula arrumou alguém para derrubar ele". Embaixo da frase aparecem duas imagens. Uma da suposta juíza e outra de uma matéria da CNN com o título: "Na cadeia, Lula diz que pensava em Moro e 'se vingar dessa gente'".

Em seguida, o desinformador sai de cena e roda o vídeo da dita magistrada discursando.

Por que é falso

A mulher não é juíza. Quem está no palanque, na verdade, é a vereadora de Curitiba Amália Tortato. Ela se formou em engenharia mecânica e trabalhou como comissária de voo antes de assumir o mandato.

comparação - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram e Enéas Gomez/Divulgação - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram e Enéas Gomez/Divulgação
22.jun.2023 - A vereadora de Curitiba Amália Tortato (NOVO-PR) à direita e a juiza Gabriela Hardt à esquerda
Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram e Enéas Gomez/Divulgação

O discurso da vereadora aconteceu na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Curitiba no dia 22 de maio de 2023. Na ocasião, ela criticou Lula, seus aliados e prestou apoio a Deltan Dallagnol (Podemos), que teve seu mandato como deputado federal pelo Paraná cassado pelo TSE em maio deste ano (aqui). Veja o discurso na íntegra:

Gabriela Hardt era juíza federal substituta da 13ª Vara de Curitiba. Ela ganhou notoriedade em 2018, ao assumir as ações da Lava Jato pela primeira vez, de forma temporária, no lugar do ex-juiz Sergio Moro, que tinha aceitado o cargo de ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro.

Hardt foi responsável pela sentença que, em 2019, condenou Lula a 12 anos e 11 meses de prisão no caso que envolvia o sítio de Atibaia —a condenação foi anulada pelo STF dois anos depois. No início desta semana, foi anunciada a transferência de Hardt para a 3.ª Turma Recursal do Paraná, que julga ações sobre temas previdenciários e assistenciais.

Viralização. Compartilhado no Facebook em 16 de junho, até a tarde de hoje (22), o post contava com 566 mil visualizações, 42 mil curtidas e 6,2 mil comentários.

O conteúdo também foi checado pelo Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.