Facebook não lançou ferramenta que paga usuários para avaliarem anúncios

O Facebook não lançou uma ferramenta que paga usuários para avaliarem anúncios publicados na plataforma, como afirmam postagens na rede social. A Meta, empresa responsável pela mídia social, desmentiu as postagens.

O que diz o post

O mesmo vídeo é compartilhado em diferentes publicações no Facebook com a promessa de pagar "mais de R$ 100 por dia" para os usuários avaliarem anúncios publicados na plataforma durante dez minutos.

Segundo o vídeo, um suposto conteúdo impróprio da atriz Larissa Manoela teria sido excluído da plataforma após avaliação de usuários na ferramenta, chamada de "Facebook safespace". "Meu Deus gentee e essa nova atualização do Facebook que está pagando pra você avaliar anúncios?? Eu to amando!", diz a descrição das publicações.

As publicações são acompanhadas de um link "saiba mais", que, ao ser clicado, direciona o usuário a um site com supostos anúncios a serem analisados. Após avaliar cada conteúdo, aparece um aviso sobre um suposto saldo de R$ 97 a ser resgatado. É necessário preencher o espaço com uma chave PIX para supostamente ter acesso ao dinheiro e assistir a outro vídeo sobre a ferramenta.

Por que é falso

A Meta negou, em nota enviada ao UOL Confere, que o Facebook tenha lançado a ferramenta. "No que diz respeito a conteúdo em nossas plataformas, atividades fraudulentas que tenham como objetivo enganar, deturpar, cometer fraude ou explorar terceiros não são permitidas e estamos sempre aprimorando a nossa tecnologia para combater atividades suspeitas".

A empresa, que também é responsável pelo Instagram, recomenda que conteúdos que possam ir contra as diretrizes das plataformas, sejam denunciados pelos usuários por meio dos próprios aplicativos.

O conteúdo também foi checado pela Reuters Fact Check.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes