Dinossauro não foi capturado na Amazônia; vídeo mostra fantasia de parque

Um dinossauro não foi encontrado e capturado na Amazônia, como afirmam vídeos que circulam nas redes sociais.

Na verdade, a gravação foi feita na Indonésia e mostra uma fantasia de um dinossauro de um parque temático.

O que diz o post

"Dinossauro encontrado BRASIL AMAZONIA", diz o título do vídeo publicado no YouTube, enquanto o texto sobreposto diz que ele foi "capturado hoje" na Floresta Amazônica.

No vídeo, é mostrado um dinossauro sendo puxado com uma corda por três homens após descer de um caminhão.

Por que é falso

Dinossauros estão extintos há 66 milhões de anos (aqui).

Registro não foi feito na Amazônia, mas, sim, na Indonésia. Um dos indícios de que a gravação não foi feita no Brasil é a inscrição "Kodim 0804" presente nos uniformes dos homens que seguram o suposto animal (veja abaixo). Ao se fazer uma busca por "Kodim 0804" (veja aqui), é possível constatar que se trata de uma base militar localizada em Selosari, na Indonésia. Kodin significa Comando do Distrito Militar.

12.dez.2023 - Inscrição "Kodim 0804" nos uniformes dos homens que seguram suposto animal mostra que vídeo não foi feito no Brasil
12.dez.2023 - Inscrição "Kodim 0804" nos uniformes dos homens que seguram suposto animal mostra que vídeo não foi feito no Brasil Imagem: Reprodução

Vídeo foi feito em parque temático na Indonésia. Próximo da base militar fica o Mojosemi Forest Park, que tem uma área dedicada aos dinossauros. O Tricerátops que aparece no vídeo é uma das atrações do local. Veja aqui e abaixo:

Continua após a publicidade

Vídeo é campanha promocional do parque, como mostra gravação de outro ângulo publicada no perfil oficial do parque em 15 de dezembro de 2020 (aqui). Funcionários usam fantasias para imitar o animal. O traje tem ainda partes robóticas controladas remotamente. "É apenas uma performance de teatro com customização especial", disse o parque por mensagem ao UOL Confere.

Postagens desinformativas semelhantes circulam desde final de 2020, segundo checagem da E-Farsas (aqui) e da AFP (aqui). Na época, não havia menção à Amazônia.

Viralização. Uma publicação com a mentira no Youtube, compartilhada em junho de 2021, registra quase 2,6 milhões de visualizações e mais de 35 mil curtidas.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes