Vídeo com Lula tem áudio falso inserido para chamá-lo de vagabundo

Um vídeo que mostra o presidente Lula saindo de um carro é compartilhado com um áudio falso em que pessoas gritam "vagabundo". Na ocasião, Lula visitava Araraquara (SP), depois de a cidade ter sido afetada por fortes chuvas em janeiro de 2023.

O que diz o post

No vídeo de 15 segundos, Lula está saindo de um carro. Ele usa uma camisa azul. No áudio inserido pessoas gritam "vagabundo". O vídeo é compartilhado com o seguinte texto sobreposto: "Luladrão não tem sossego por onde passa é homenageado".

Por que é falso

Por uma busca reversa de um frame do vídeo é possível encontrar pelo Bing (veja aqui), buscador da Microsoft, o vídeo original, publicado pelo SBT News no Youtube em 8 de janeiro de 2023. O vídeo tem o seguinte título: "Lula chega a Araraquara, em São Paulo, recepcionado por apoiadores". Veja abaixo.

No vídeo original, é possível ouvir as pessoas gritando "olê, olê, olê, olá Lula, Lula".

Lula estava em Araraquara (SP) porque a cidade tinha sido afetada por fortes chuvas (veja aqui). Ele se encontrou com o prefeito Edinho Silva (PT). No mesmo dia, manifestantes que não aceitavam o resultado das eleições invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. De Araraquara, Lula fez o decreto da intervenção federal no DF (leia aqui).

Este conteúdo também foi checado por Reuters

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes