É falso que interior de avião tenha sido tomado por fumaça da Amazônia
O vídeo que mostra um avião supostamente tomado por fumaça não é de um voo sobre regiões incendiadas da Amazônia, como sugerem publicações nas redes sociais.
Na verdade, as imagens são de um voo na China. Além disso, uma névoa, e não fumaça, se formou entre os passageiros por causa do processo de condensação do ar.
O que diz o post
Uma postagem no Threads traz o seguinte texto: "A fumaça dos incêndios florestais penetra nos aviões que sobrevoam o Brasil".
Em seguida, um vídeo mostra o interior de uma aeronave com passageiros sentados em meio a uma névoa branca.
Por que é falso
Imagens são de voo na China. Por meio de busca reversa (aqui), verifica-se que o vídeo foi postado originalmente na plataforma Newsflare (aqui), como indica a marca d'água visível no canto superior esquerdo da gravação. Ele mostra o que ocorreu durante uma viagem entre as cidades de Xangai e Guangzhou no dia 18 de agosto.
Condensação do ar provocou névoa. Reportagem do jornal chinês South China Morning Post (aqui) explica que a fumaça é vapor d'água condensado. O fenômeno ocorre quando o ar quente e úmido da parte externa é sugado pelo sistema de ventilação e há um choque com o ar frio gerado pelo ar-condicionado da aeronave.
Empresa aérea chinesa não opera no Brasil. O trecho entre as duas cidades é operado pela Spring Airlines (aqui), que não realiza voos no Brasil, como se pode consultar na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) (aqui). Ainda na matéria do South China Morning Post, a companhia aérea disse que a névoa "parece fumaça, mas é segura e comum em aviões".
Viralização. Até esta quarta-feira (4), uma publicação no Threads com o conteúdo falso tinha 279 curtidas e mais de 100 compartilhamentos.
Este conteúdo também foi checado por Reuters e Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário