Vídeo em que deputada dos EUA critica Moraes é anterior à suspensão do X
Um vídeo em que uma deputada estadunidense critica o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes circula atualmente nas redes sociais como se ela estivesse falando sobre a suspensão do aplicativo X no Brasil.
Mas, na verdade, a fala da parlamentar ocorreu em 7 de maio e não tem relação com a recente decisão judicial sobre a empresa.
O que diz o post
A legenda da publicação é: "Congressista Americana fala sobre a Decisão do STF Brasileiro suspender o X no Brasil".
O post mostra a foto de Elon Musk, dono do X, a Estátua da Liberdade e uma bandeira dos EUA. Ao centro, a deputada republicana Maria Elvira Salazar. Abaixo, o título: "Supremo do Brasil Bate de Frente com Elon Musk, e Congressista Americana Denuncia Censura Implacável".
Em seguida, aparece uma foto de Moraes ao lado de um vídeo no qual a deputada critica o ministro.
Na parte inferior, um homem afirma que o assunto sobre o bloqueio do X no Brasil havia chegado ao Congresso americano. Em seguida, destaca um trecho da fala da deputada em que ela chama o ministro de "operador totalitário como presidente do Supremo Tribunal chamado Alexandre de Moraes".
O vídeo continua com partes do discurso em que a parlamentar chama Moraes de "socialista ou um tolo útil ou um idiota útil para os socialistas".
Por que é falso
Post usa vídeo fora de contexto. As críticas da parlamentar ocorreram antes da suspensão do X no Brasil. Ao pesquisar "Maria Elvira Salazar" e "Alexandre de Moraes", é possível encontrar reportagens de 7 de maio, quando a deputada falou em uma audiência sobre a democracia do Brasil na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos EUA (aqui). Naquele momento, Moraes era presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Salazar chamou Moraes de "tolo útil". Realmente, na audiência em maio, a deputada chegou a exibir uma foto de Moraes (aqui), chamando o ministro de "tolo útil" (aqui e abaixo). As falas, porém, não tinham relação com a decisão atual.
Embate entre Musk e Moraes se intensificou em agosto. De fato, as rusgas entre o dono do X e o ministro do STF já vinham ocorrendo (aqui) quando Salazar fez seu discurso. Entretanto, o X anunciou apenas em 17 de agosto o fechamento de seu escritório no Brasil (aqui). No dia 28, Moraes intimou a empresa a apresentar um novo representante legal no país (aqui). Como o X não respondeu à intimação, no último dia 30, Moraes mandou suspender o funcionamento da rede social (aqui). Musk reagiu com críticas (aqui).
Viralização. Até esta quarta-feira (4), o vídeo tinha mais de 201 mil visualizações no Instagram.
Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica e Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receber
Deixe seu comentário