Vídeo em que deputada dos EUA critica Moraes é anterior à suspensão do X

Um vídeo em que uma deputada estadunidense critica o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes circula atualmente nas redes sociais como se ela estivesse falando sobre a suspensão do aplicativo X no Brasil.

Mas, na verdade, a fala da parlamentar ocorreu em 7 de maio e não tem relação com a recente decisão judicial sobre a empresa.

O que diz o post

A legenda da publicação é: "Congressista Americana fala sobre a Decisão do STF Brasileiro suspender o X no Brasil".

O post mostra a foto de Elon Musk, dono do X, a Estátua da Liberdade e uma bandeira dos EUA. Ao centro, a deputada republicana Maria Elvira Salazar. Abaixo, o título: "Supremo do Brasil Bate de Frente com Elon Musk, e Congressista Americana Denuncia Censura Implacável".

Em seguida, aparece uma foto de Moraes ao lado de um vídeo no qual a deputada critica o ministro.

Na parte inferior, um homem afirma que o assunto sobre o bloqueio do X no Brasil havia chegado ao Congresso americano. Em seguida, destaca um trecho da fala da deputada em que ela chama o ministro de "operador totalitário como presidente do Supremo Tribunal chamado Alexandre de Moraes".

O vídeo continua com partes do discurso em que a parlamentar chama Moraes de "socialista ou um tolo útil ou um idiota útil para os socialistas".

Por que é falso

Post usa vídeo fora de contexto. As críticas da parlamentar ocorreram antes da suspensão do X no Brasil. Ao pesquisar "Maria Elvira Salazar" e "Alexandre de Moraes", é possível encontrar reportagens de 7 de maio, quando a deputada falou em uma audiência sobre a democracia do Brasil na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos EUA (aqui). Naquele momento, Moraes era presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Continua após a publicidade

Salazar chamou Moraes de "tolo útil". Realmente, na audiência em maio, a deputada chegou a exibir uma foto de Moraes (aqui), chamando o ministro de "tolo útil" (aqui e abaixo). As falas, porém, não tinham relação com a decisão atual.

Embate entre Musk e Moraes se intensificou em agosto. De fato, as rusgas entre o dono do X e o ministro do STF já vinham ocorrendo (aqui) quando Salazar fez seu discurso. Entretanto, o X anunciou apenas em 17 de agosto o fechamento de seu escritório no Brasil (aqui). No dia 28, Moraes intimou a empresa a apresentar um novo representante legal no país (aqui). Como o X não respondeu à intimação, no último dia 30, Moraes mandou suspender o funcionamento da rede social (aqui). Musk reagiu com críticas (aqui).

Viralização. Até esta quarta-feira (4), o vídeo tinha mais de 201 mil visualizações no Instagram.

Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica e Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.