É falso vídeo em que Pablo Marçal supostamente divulga aplicativo suspeito
É falso que Pablo Marçal tenha divulgado o aplicativo "Opini Pix", como sugere vídeo compartilhado nas redes sociais.
Na verdade, o conteúdo foi editado para enganar. Um trecho de uma entrevista real do candidato à Prefeitura de São Paulo foi colado a outro para dar a impressão de que Marçal indica o uso do app.
O que diz o post
O vídeo é compartilhado com a seguinte legenda: "App secreto que assustou até Marçal". Ele usa um trecho em que o candidato diz: "Aplicativo faz dez mil [reais] por mês, vinte [mil reais], tem moleque que faz 400 mil [reais]". Em seguida, imagens de um app identificado como Opini Pix mostram um usuário supostamente recebendo dinheiro por avaliar marcas.
Por que é falso
Vídeo é recorte de podcast. O trecho de Pablo Marçal usado no post desinformativo foi retirado de uma entrevista ao podcast Ticaracaticast, transmitida no YouTube em 7 de março de 2024 (confira aqui). Em nenhum momento do programa, de 2h30min de duração, o candidato divulgou o aplicativo citado no conteúdo falso.
Aplicativo é suspeito. Há diversas denúncias registradas contra o app no Reclame Aqui (confira aqui). Usuários relatam que o serviço cobra taxas e não entrega os pagamentos prometidos pelas avaliações. Em fevereiro, o site fez um alerta de golpe a partir dos relatos dos usuários (leia aqui). O Tech Tudo também publicou uma matéria sobre o assunto no mês passado (aqui).
Menção se referia à remuneração por viralização. "Você pode fazer dez mil por mês, vinte, tem moleque fazendo quatrocentos mil com meus cortes. Você entra num aplicativo chamado Discord, aí lá dentro tem a instrução para você participar", disse Marçal (aqui e aqui) no minuto 28:34 da transmissão (aqui e veja abaixo). Ele se referia ao valor pago para distribuição de vídeos na internet.
O UOL Confere procurou a assessoria do candidato Pablo Marçal, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.
Viralização. Até esta quarta-feira (4), um vídeo com o conteúdo falso tinha mais de 7,1 mil curtidas no Facebook.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.