Não existe ferramenta Recupera fácil para reaver dinheiro perdido em golpes

Não existe nenhuma plataforma chamada de "Recupera fácil" para reaver valores perdidos por vítimas em golpes de compras fraudulentas na internet. O site que promete fazer este serviço solicita valor via Pix por mediadora de pagamentos. É golpe.

O que diz o post

Publicações em vídeo divulgam um suposto serviço chamado "Recupera Fácil", com o objetivo de ajudar vítimas de golpes na internet a recuperarem os valores perdidos.

Os posts direcionam para um link, em que é solicitado o pagamento de uma taxa via Pix através de uma mediadora de pagamentos.

Por que é falso

Serviço não existe. O link para o qual os posts direcionam solicita dados pessoais como nome completo, e-mail e CPF. Além disso, cobra uma taxa no valor de R$ 69,77 via Pix. O nome que aparece na identificação do pagamento é de uma plataforma de e-commerce e de uma mediadora de pagamentos (Mangofy tecnologia e Voluti).

Algumas versões dos posts fraudulentos citam site "Reclame Aqui". A plataforma se pronunciou nas redes em abril (aqui), em junho e na semana passada (aqui) denunciando o golpe e negando ter relação com o "Recupera Fácil". Veja abaixo:

O que fazer em caso de golpe? A orientação do Banco Central é que a vítima procure a polícia e entre em contato com a instituição financeira. Caso a situação não seja resolvida, o cidadão pode recorrer aos órgãos de defesa do consumidor (Procon) ou à Justiça.

É possível recuperar o valor perdido em um golpe? De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), cada instituição financeira tem sua própria política de análise e devolução, que leva em conta as evidências apresentadas pelos clientes.

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Mecanismo Especial de Devolução (MED) auxilia, mas não garante ressarcimento. Existe, no entanto, um mecanismo criado pelo Banco Central para auxiliar na tentativa de recuperação do valor perdido em compra fraudulenta via Pix, mas atenção: ele não garante a devolução.

Como solicitar o MED? A vítima deve acionar o seu banco pelos canais oficiais em até 80 dias após a data do Pix. A instituição financeira tem até 7 dias para avaliar o caso. Se concluir que houve fraude, o cliente tem até 96 horas para receber o dinheiro de volta (integral ou parcialmente) (leia aqui).

Importante: a devolução depende do saldo disponível na conta que recebeu o valor da compra fraudulenta. Veja orientações de bancos nos seguintes links: Itaú (aqui), Bradesco (aqui), Banco do Brasil (aqui), Caixa Econômica Federal (aqui), Nubank (aqui), Santander (aqui).

91% dos pedidos foram negados em 2023. Em junho, o Banco do Brasil e a Febraban anunciaram que vão modificar o sistema do MED. O serviço, que funciona desde 2021, só reembolsou 9% dos pedidos atendidos em 2023 (leia aqui e aqui).

Este conteúdo também foi checado por Lupa.

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Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

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