É falso que OMS sugeriu lockdown mundial devido à mpox

É falso que a OMS (Organização Mundial da Saúde) indicou lockdown mundial por conta da mpox, doença também conhecida como varíola dos macacos, como sugerem posts nas redes sociais.

Na verdade, o órgão declarou novamente a doença como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

O que diz o post

Ilustrada com uma foto de Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, a postagem contém o seguinte texto: "VAI COMEÇAR O LOCKDOWN. OMS ORDENA QUE GOVERNOS SE PREPAREM PARA 'MEGA BLOQUEIOS' DEVIDO À CEPA MORTAL DA 'VARÍOLA DOS MACACOS'".

"A Organização Mundial da Saúde (OMS) ordenou que os governos se preparem para iniciar novos e rigorosos lockdowns devido à 'forte probabilidade' de que a nova cepa da varíola dos macacos se torne uma pandemia mortal", diz outro trecho do post.

Por que é falso

A OMS declarou a mpox como uma emergência de saúde pública internacional. O anúncio foi feito por Ghebreyesus no último dia 14 e divulgado pela entidade em comunicados à imprensa (aqui, na versão em inglês, e aqui, em português). A decisão veio após o aumento no número de casos da doença na República Democrática do Congo e em outros países da África.

Chefe da OMS não citou lockdown. Em seu discurso, que pode ser consultado na íntegra (aqui), o diretor-geral da OMS não menciona em momento algum o lockdown como uma medida contra a doença. Entre outras providências, ele cita fornecimento de máquinas para analisar amostras de sangue, treinamento de profissionais da saúde e apoio a países no acesso a vacinas.

OPAS diz que a afirmação sobre o lockdown é falsa. Ao UOL Confere, a Organização Pan-Americana da Saúde, braço regional da OMS, negou a informação. "A OMS não ordenou a governos se prepararem para qualquer tipo de lockdown devido à mpox. Os países têm a soberania para tomar decisões e ações referentes à saúde de suas populações", afirmou o órgão.

Esta é a segunda vez na qual a OMS declara a mpox como emergência. A primeira vez que a doença foi classificada como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) foi em julho de 2022. Com a queda no número de casos, o status foi retirado em maio de 2023.

Continua após a publicidade

Este conteúdo também foi checado por Reuters.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes