Não há registro de aumento de 700% em mortes de vacinados na Austrália

Não é verdade que cidades australianas com altas taxas de vacinação contra covid-19 tenham registrado aumento de 700% no número de mortos.

Posts sugerem uma falsa relação entre mortes e vacinas a partir de uma moção local, na cidade de Port Hedland, para suspender o uso dos imunizantes da Moderna e da Pfizer.

A sugestão de checagem foi enviada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Uma publicação é compartilhada nas redes com o seguinte texto: "Diretor de funerária na Austrália alerta para o assombroso aumento de 700% nas mortes em áreas 100% vacinadas contra a Covid-19. O aumento extraordinário de mortes levou muitas cidades a construírem instalações de armazenamento frio de corpos para processar os cadáveres dos vacinados. Durante a reunião extraordinária em 11 de outubro, foi aprovada uma moção pedindo a suspensão imediata das vacinas da Pfizer e da Moderna contra a C-19".

Por que é falso

Moção contra vacinas existe, mas se baseia em desinformação. Um grupo de parlamentares da cidade de Port Hedland aprovou por cinco votos a dois uma moção pedindo a suspensão do uso das vacinas da Moderna e da Pfizer, que usam a tecnologia de RNA mensageiro (aqui e aqui em inglês). A determinação é baseada em desinformação e na teoria conspiratória de que a vacina alteraria o DNA, o que não é verdade.

País não teve alta elevada de falecimentos. Não há registro de 700% de aumento de mortes em cidades australianas com altas taxas de vacinação contra covid-19. Em uma busca no Google em inglês por palavras-chaves, não foi possível identificar nenhuma referência jornalística que corroborasse isso.

Alegação foi desmentida na Austrália. O site de verificação de fatos Australian Associated Press desmentiu que a cidade de Port Hedland, onde os parlamentares aprovaram a moção pedindo a suspensão das vacinas, tenha registrado aumento de 700% no número de mortes (aqui em inglês). A cidade registrou 46 mortes em 2020, 43 em 2021, 69 em 2022 e 58 em 2023, de acordo com o Australian Bureau of Statistics (aqui em inglês), agência nacional de estatísticas da Austrália.

Continua após a publicidade

Aumento de mortes no país no primeiro semestre de 2024 foi de 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.