É falso que Malafaia chamou Michelle Bolsonaro de 'linguaruda de Satanás'
O pastor Silas Malafaia não chamou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro de "linguadura do Satanás e metida a crente", como afirmam publicações nas redes sociais.
As ofensas foram dirigidas à vereadora de Goiânia (GO) Aava Santiago (PSDB), depois que ela afirmou que alguns pastores têm avião particular para "bater perna".
O que diz o post
Post traz uma foto de Michelle Bolsonaro ao lado de um vídeo do pastor Silas Malafaia.
Sobreposto à montagem, aparece o texto com as falas de Malafaia do vídeo: "UMA LINGUADURA DO SATANÁS METIDA A CRENTE, ELA DISSE PASTOR MALAFAIA É MILIONÁRIO, QUE COMPLETA COM DINHEIRO DA IGREJA, TEM ATÉ AVIÃO. EU NÃO TENHO AVIÃO NENHUM. NÃO TEM NADA NO MEU NOME. NÃO É NENHUM AVIÃO PRA USAR, NÃO É PRA MINHA FAMÍLIA. TEM UM AVIÃO LÁ, MAS O AVIÃO NÃO É PRA EU USAR PORQUE NÃO É MEU. O AVIÃO SÓ USA PRO MINISTÉRIO. AÍ A LINGUARUDA DO DIABO. VOU DAR A CHANCE, VIU FILHA, VIU, FILHA DE SATANÁS METIDA A CRENTE. VOU TE DAR A CHANCE PRA VOCÊ PROVAR O QUE VOCÊ FALOU. É ASSIM QUE EU FAÇO. SAIU NA VEJA. NÃO É O QUE FALAM, É QUEM FALA."
No rodapé, pode-se ler: "BARRACO GOSPEL: Essa sim é uma novela das nove de grande sucesso".
Por que é falso
Malafaia negou ter ofendido Michelle. Em post publicado no Instagram, o pastor afirma que a montagem é fake news e que usaram até IA para inserir o nome da ex-primeira-dama (aqui e abaixo) em trecho de sua fala sobre a vereadora, no dia 4 de agosto.
Aproximação entre Lula e a vereadora desencadeou ofensas. Duas matérias da revista Veja trazem declarações da vereadora e do pastor (aqui e aqui), nas quais Aava afirma ter conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre alguns pastores: "Enquanto o senhor Silas Malafaia, o Valdemiro Santiago e essa turminha, que não passa de dez, têm avião particular para ficar batendo perna, a minha igreja e centenas de outras precisam vender carnê para comprar carro". Em resposta, o pastor indagou quem seria ela e criticou a aproximação entre a vereadora, o presidente e a primeira-dama. No Instagram da vereadora, há registros ao lado de Lula com Janja, e também com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSD) (aqui e aqui).
Aava comentou as acusações em seu perfil no antigo Twitter. A vereadora divulgou em suas redes sociais um vídeo no qual rebate as ofensas e declarações do pastor (aqui).
Viralização. Nesta segunda-feira (21), no Instagram, o post desinformativo registrava mais de 82 mil visualizações.
A postagem também foi verificada por Aos Fatos, Estadão Verifica e Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.