7 notícias sobre estupro para desfazer teoria de que 'a culpa foi dela'

Do UOL, em São Paulo

  • Rudy Trindade/Framephoto/Estadão Conteúdo

Após a denúncia de que uma jovem de 16 anos foi estuprada por mais de 30 homens no Rio de Janeiro, comentários em notícias e nas redes sociais questionam se a adolescente não poderia ter evitado o crime de que foi vítima. 

De alguma maneira, a ideia é compartilhada por 58,5% dos brasileiros, segundo pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada em 2014. A maioria dos entrevistados concordou total ou parcialmente com a afirmação de que "Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros".

O UOL listou algumas notícias sobre casos ocorridos em todo o Brasil contra mulheres que estavam na escola, na universidade, no médico, a caminho do trabalho, ou que foram violentadas por parentes ou conhecidos. 

Em outro estudo do Ipea, a partir de dados de 2011 do Sinan (Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde), estima-se que no mínimo 527 mil pessoas são estupradas por ano no Brasil

Relembre alguns casos de estupro

André Nery/JC Imagem

Pelo padrasto

Maria Alice Seabra, 19, foi sequestrada, estuprada e morta pelo padrasto, o auxiliar de pedreiro Gildo da Silva Xavier, 34. Ele confessou ter forçado a vítima a beber Rupinol (medicamento usado para aplicar golpes como o "boa noite Cinderela"). Após espancar Maria Alice, ele a colocou no banco de trás do veículo e tentou estrangulá-la com o cinto de segunça. Em seguida, decidiu estuprá-la ainda dentro do carro, às margens da BR-101 Norte, próximo ao bairro de Paratibe, em Paulista

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos