Morte de prefeito é baixa política para o PSDB na Grande SP, avalia partido

Janaina Garcia
Do UOL Notícias

Em São Paulo

Figura política de expressão tanto em Jandira quanto em outros municípios da Grande São Paulo – onde, aliás, o PSDB detém apenas quatro Prefeituras – e  dono de um forte apelo junto à militância. Assim o secretário-geral do partido em São Paulo, César Gontijo, definiu nesta tarde (10) o prefeito assassinado Braz Paschoalin, assassinado a tiros quando chegava para um programa na rádio da cidade, junto com seu motorista, no bairro Santa Tereza, em Jandira. O tucano apresentava o programa “Bom dia, Prefeito” na rádio Astral.

Braz era filiado ao PSDB desde 1995. Foi pelo partido que cumpriu dois dos três mandatos à frente do Executivo local. Após a notícia do assassinato, o diretório estadual emitiu uma nota de pesar em que classificou o episódio como “crime brutal” e “hediondo” e na qual solicitou à polícia investigação imediata o caso. O documento é assinado por Gontijo e pelo presidente do PSDB de São Paulo, Antonio Carlos Mendes Thame, que está em viagem internacional.

“Ele era uma figura política de expressão e tinha uma participação política ativa, além de ser muito próximo do PSDB estadual e local”, disse Gontijo, em entrevista ao UOL Notícia. De acordo com ele, politicamente a morte representa uma baixa importante nas articulações do partido na Grande SP. “Porque era a região onde mais precisávamos ganhar corpo, buscar novas lideranças. E contávamos com o Braz para fazer esse 'link'; ele tinha muito contato com as prefeituras da região”, justificou.

Gontijo não quis opinar se o assassinato pode ter motivações políticas, mas concluiu: “A impressão é nítida, mas vamos aguardar as investigações da polícia”.

No início da tarde a Prefeitura de Jandira expediu portaria decretando luto oficial de sete dias na cidade pela morte do prefeito Braz Paschoalin (PSDB). O luto foi estendido --uma primeira portaria o havia fixado em cinco dias.

Som de tiros

A Rádio Astral, emissora para onde o prefeito e seu motorista, conhecido como Geleia, se dirigia na hora do crime, captou ao vivo o som dos tiros disparados contra o veículo em que estavam. Ouça o áudio:

O locutor da rádio Marcos Aleixo e seu colega, Fernando Silva, preparavam-se para encerrar o programa quando o crime ocorreu. No momento dos tiros, o locutor lia uma notícia e ouviu os tiros. Assutado, disse: "Que bagunça é essa aí?"

O prefeito foi morto por volta de 7h45 desta sexta-feira (10) na rua Antônio Conselheiro, no Jardim Mirantes, na cidade da região metropolitana de São Paulo.

Segundo informações do último Censo divulgado pelo IBGE, Jandira tem 108.436 habitantes. Veja abaixo onde fica a cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos