Enterro de prefeito de Jandira será às 16h deste sábado; Alckmin vai a velório

Do UOL Notícias

Em São Paulo

A secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Jandira informou neste sábado (11) que o enterro do prefeito da cidade, Braz Paschoalin (PSDB), morto ontem, será às 16h, no cemitério central do município, que fica na Grande São Paulo.


Hoje, os quatro suspeitos de participar do assassinato do prefeito foram transferidos para a cadeia pública de Carapicuíba. Todos estavam detidos na sede do SHPP (Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa), também de Carapicuiba. Na manhã deste sábado, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) confirmou que exames residuográficos mostraram a presença de pólvora na mão de todos os quatro suspeitos de matar o prefeito.

O corpo do político está sendo velado desde ontem no ginásio de esportes da cidade. Já passaram pelo velório vários políticos, como o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve na cidade na manhã deste sábado.

Som de tiros
O crime ocorreu por volta das 8h desta sexta-feira (10) na rua Antônio Conselheiro, no Jardim Mirantes, em Jandira (Grande SP). O prefeito chegava à rádio Astral FM com o motorista e segurança, Wellington Martins, quando o veículo foi interceptado por outro. Ele gravaria o programa “Bom dia, prefeito”. Os disparos foram captados pela emissora, e puderam ser ouvidos ao vivo no momento em que o locutor Marcos Aleixo falava sobre o prefeito com o colega, Fernando Silva. “Que bagunça que é essa aí?”, questionou Aleixo. Ouça:

Walderi Braz Paschoalin, no PSDB, tinha 62 anos e cumpria no terceiro mandato. Ele chegou a ser atendido, mas morreu em um pronto-socorro municipal. O segurança foi encaminhado ao Hospital das Clínicas, onde passou por uma cirurgia. Ele está em estado gravíssimo.

A polícia prendeu os quatro suspeitos poucos minutos após o assassinato para averiguação. Eles estavam em uma estrada de terra próxima ao local do homicídio, em um Polo. O Focus prata que interceptou o carro do prefeito foi encontrado em um barranco também na saída da cidade, sem marcas de frenagem, com os bancos molhados de gasolina e uma garrafa pet com combustível. Para a polícia, eles não tiveram tempo de incendiar o automóvel. Mais dois homens foram detidos na mesma região.

A Procuradoria Geral de Justiça designou os promotores do Júri de Jandira e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) - Núcleo São Paulo para acompanhar as investigações, que serão conduzidas pelo delegado Zacarias Katcer Padros, chefe do SHPP (Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa) de Carapicuiba (Grande São Paulo).

Segundo informações do último Censo divulgado pelo IBGE, Jandira tem 108.436 habitantes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos