Topo

Cães encontrados em canil abandonado no interior paulista são adotados

Cachorro encontrado em canil abandonado no interior paulista encontra um novo lar - Divulgação/Grupo de Amigos dos Animais
Cachorro encontrado em canil abandonado no interior paulista encontra um novo lar Imagem: Divulgação/Grupo de Amigos dos Animais

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

31/05/2012 18h44

Seis cachorros encontrados em um canil abandonado em Taquaritinga, cidade a 334 km da capital paulista, foram adotados no último fim de semana. Os cães ainda se recuperam do estado de abandono. Ao serem encontrados, no mês passado, estavam sem comida, sem água e doentes.

O abandono do local foi descoberto depois que vizinhos, incomodados com o mau cheiro, acionaram uma instituição que cuida de animais. A vigilância sanitária do município interditou o canil no dia 15 de abril.

O veterinário Oswaldo Peretti Neto, que faz parte do Gama (Grupo de Amigos dos Animais), conta que os cachorros estavam desnutridos e infestados de carrapatos. “Todos ainda estão sob tratamento nos novos lares, arcado pelos donos”.

A fox paulistinha Vitória, de oito anos, foi uma das que precisou de cuidados. “Ela estava bastante apática, febril. Agora está na fazenda da minha família. Tem um espaço incrível lá e mais dois companheiros também da raça fox paulistinha”, diz Peretti.

A funcionária pública Irina Parise Mattos adotou duas cadelas beagle, Catarina e Julieta, que estavam bastante maltratadas. “Foi amor à primeira vista. Não fomos nós que as escolhemos, foram elas que nos adotaram”.

Também se encontrava em condições delicadas o chow chow Urso. A pelagem descuidada ficou cheia de nós e o remédio para combater os carrapatos acabou não surtindo efeito. O cachorro também tem um ferimento profundo na testa, provocado possivelmente por uma pancada forte.

“Ontem ele abanou o rabo pela primeira vez. Ele vivia acuado e sempre treme quando algum adulto chega perto dele. Deve estar traumatizado”, diz a advogada Priscila de Pietro Terazzi, 31, que adotou Urso.

Tosado, o chow chow está na casa de parentes da advogada, na companhia de uma lhasa apso. Quando for para a casa dos donos, terá a companhia de mais cinco cães e duas gatas. “Ele é um cachorro muito doce. Achamos que vai se dar bem com os outros animais.”

Também foram adotadas a fox paulistinha Laila e a border collie Xitara.

No canil abandonado também foram achadas 42 ossadas de cães, possivelmente mortos por inanição, hipótese está sendo investigada.

A Polícia Civil de Taquaritinga instaurou inquérito para investigar o crime de maus-tratos. Falta apenas ser ouvido o ex-dono dos animais, o comerciante Moisés Silvio da Silva. O advogado do comerciante, Daniel Bernardes, afirmou que prefere não comentar o assunto por enquanto porque ainda não conversou com seu cliente, que está viajando.