Topo

Cresce número de famílias lideradas por mulheres, mas homens ainda dominam os lares

Fernando Cymbaluk

Do UOL, em São Paulo

21/09/2012 10h00

O número de famílias lideradas por mulheres no Brasil em 2011 cresceu 2,3% em comparação com 2009, revela a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

No país, 37,4% dos lares tem como pessoa de referência uma mulher – o equivalente a 24,099 milhões de famílias de 64,358 milhões que vivem em domicílio particular (o IBGE diferencia domicílios particulares de coletivos, que são hotéis, casas de detenção ou asilos, por exemplo).

Veja também

O aumento foi registrado em todas as regiões do país, com exceção da região Centro-Oeste, onde a taxa caiu de 36,2%, em 2009, para 35,5% na última pesquisa. 

O domínio das mulheres nos lares segue uma tendência histórica verificada desde a década de 1990 em pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na contagem de população realizada em 1996, 20,81% dos lares tinha como chefe uma mulher. No Censo de 2000 o percentual passou para 26,55%. 

Para Wagner Silveira, analista do IBGE, o aumento da presença da mulher como pessoa de referência da família é uma claro sinal da maior participação delas no mercado de trabalho. “Mas elas ainda ganham menos que os homens, o que explica a permanência da preponderância masculina”, diz Silveira.

O número de homens chefes de família no Brasil é de 40,258 milhões - o equivalente a 62,6% do total de famílias. 

Para o analista do IBGE, no entanto, este é um movimento constante e natural, por isso a diferença entre o número de homens e mulheres na chefia das família, apesar de ainda ser muito grande, deve diminuir gradativamente nos próximos anos. 

Leia mais sobre os dados revelados na Pnad

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cresce número de famílias lideradas por mulheres, mas homens ainda dominam os lares - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano