Pnad 2011

Família brasileira encolhe e cada vez mais gente mora sozinha, aponta IBGE

Fernando Cymbaluk

Do UOL, em São Paulo

  • Pedro Abude/ Divulgação

Ao mesmo tempo em que aumenta o número de famílias no Brasil, elas se tornam cada vez menores. De acordo com a mais recente Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio), divulgada nesta sexta-feira (21) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a família brasileira é composta, em média, por três integrantes – contra 3,1 registrados no último levantamento, em 2009.

Para Wagner Silveira, técnico do IBGE, a variação de 0,1% no número médio de integrantes é significativa levando em consideração o curto espaço de tempo de comparação, de dois anos, entre 2009 e 2011. Analisando dados dos últimos 20 anos, a variação é grande. Em 1991, a família brasileira em área urbana possuía, em média, 4,06 integrantes. Em área rural, a média era de 4,69.

A redução no número de integrantes das famílias pode ser percebida também pelo crescimento de domicílios onde vivem apenas uma ou duas pessoas. Os lares com apenas duas pessoas foram os que tiveram maior aumento: 1,3%, entre 2009 e 2011. Na sequência, vem domicílios com uma pessoa, com uma expansão de 0,7%.

As regiões Centro-Oeste e Sudeste são as que mais têm casas de uma pessoa só. No Centro-Oeste, que teve maior variação, o aumento foi 2% na comparação com 2009, chegando a 13,8% do total de lares. 

Infográficos Pnad 2011

  • Arte/UOL

    O perfil dos domicílios

  • Arte/UOL

    O perfil das regiões brasileiras

O Sudeste também é a região com mais domicílios ocupados por duas pessoas (26,5%), mas foi no Nordeste que este tipo de configuração mais cresceu, com aumento de 2% entre 2009 e 2011, chegando a 21,2%.

A queda no número de componentes das famílias acontece em todas as regiões do país. No Sul e no Sudeste, a média é de 2,9 integrantes. Estados do Norte do país são os que possuem as maiores famílias. No Amazonas, a média de integrantes por família chega a 3,6. Já o Rio Grande do Sul apresenta o menor número, com 2,8 integrantes por família.

O Pnad 2011 mostra que o país possui 64,358 milhões de famílias. Em 2009, o número de famílias era de 62,284 milhões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos