Topo

Boatos sobre toque de recolher em São Paulo 'apavoram' pais e levam escola a suspender aulas

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

09/11/2012 17h11

Mesmo sem a confirmação oficial de um suposto toque de recolher na cidade de São Paulo, o Núcleo de Aprendizagem Profissional, localizado em Santo Amaro, zona sul da capital, decidiu dispensar todos os seus alunos, além dos funcionários que moram na região. Foi o que informou Eliane Valério de Souza, assistente administrativa da escola.

"A decisão foi tomada pela superintendência do núcleo, que mediante a onda de violência nos bairros da zona sul da cidade optou por assegurar a segurança de seus alunos e profissionais", disse ela, que caracterizou a medida como preventiva. O núcleo tem cerca de 100 alunos por dia.

A Secretaria do Estado de Segurança de São Paulo, no entanto, alertou que não há o registro de toque de recolher em nenhum município do Estado, nem mesmo na capital paulista.

Apesar do medo de algumas pessoas, o soldado Gregório, do 22º Batalhão da Polícia Militar, em Santo Amaro, diz estar tudo normal na região. "O trânsito está intenso, as lojas estão abertas e as pessoas continuam andando normalmente nas ruas. Não há nenhum indício de que este toque de recolher seja real."

Ainda assim os boatos amedrontam pais e alunos. No CEU (Centro Educacional Unificado) Vila Rubi, também na zona sul da capital, muitos pais foram buscar seus filhos mais cedo, como informou Claudio José Alves Ferreira, gestor do local. "Há muitos pais apavorados com o que têm visto na TV e, principalmente, com os boatos do suposto toque de recolher", afirmou. Segundo ele, a ronda escolar no local foi reforçada pela crescente onda de violência na região.  

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Miguel Vieira Ferreira, na Cidade Dutra, não suspendeu as aulas e informou que os alunos só serão liberados mediante a autorização dos pais. As aulas também serão normais na Escola Professora Beatriz Lopes, na mesma região. Segundo a atendente, apenas um aluno saiu mais cedo devido ao medo.

Os boatos também motivaram uma operadora de turismo na rua Sete de Abril, na República, região central da capital, a dispensar seus funcionários antes do fim do expediente. Um deles, que preferiu não divulgar o nome, disse ter sido informado da liberação por causa do toque de recolher na cidade. Mas, quando questionou sobre a procedência da informação, o gestor não soube responder. "Se ele não sabe de quem veio a informação, está claro que não passa de boatos. Até porque os bares da rua continuam todos abertos e com a movimentação normal", relatou.

O engenheiro Bruno Ximenes, 28, morador do bairro Sesc Interlagos, zona sul de São Paulo, não foi dispensado do trabalho, mas pediu ao seu chefe para sair 1h30 antes, após ter recebido a ligação de três amigos sobre o suposto toque de recolher na região, já negado pela Secretaria do Estado de Segurança. "O alerta era para que todos os moradores da zona sul ficassem em casa a partir das 20h. E um dos amigos me disse inclusive que a recomendação vinha de um policial", contou ele.

"Está com cara de que seja boato. Mas, pelo sim ou pelo não, prefiro acreditar e não arriscar a minha vida", completou Ximenes, que confessou estar bastante preocupado e ter repassado o aleta para outros 10 amigos.

Onda de violência

Em menos de 15 horas, a região metropolitana de São Paulo registrou 15 mortes. Os casos ocorreram entre a noite de ontem (8) e a manhã desta sexta-feira (9) nas zonas sul e leste da capital, bem como nas cidades de Santana de Parnaíba e Santo André, no ABC Paulista.

Desde setembro, a violência na cidade já causou a morte de 982 civis, assim como a de 90 policiais, a maioria fora de serviço. A violência é atribuída pelas autoridades como uma reação do Primeiro Comando da Capital (PCC), a principal organização criminosa de São Paulo, que é comandada de dentro das cadeiras. Na quinta-feira (8), Antônio Cesário da Silva, o Piauí, apontado como chefe do tráfico de drogas na favela de Paraisópolis, foi transferido da penitenciária do Avaré para o presídio federal de Porto Velho (RO).

Em Santo André, cinco pessoas morreram a tiros em dois ataques. Outras três foram baleadas, mas sobreviveram aos ferimentos. Segundo informações da Polícia Militar, todos eram moradores de rua e usuários de drogas.

Outros dois homens foram assassinados em uma praça de Santana de Parnaíba, a pouco metros da Guarda Civil da cidade.  Os criminosos passaram atirando e atingiram três homens, apenas um deles conseguiu sobreviver.

A capital paulista também registrou algumas mortes. No Jardim São Luís, zona sul de São Paulo, foram registrados ataques em mais quatro ruas num intervalo de 30 minutos, que deixaram quatro mortos e duas pessoas feridas. Entre os mortos estão um motociclista baleado por dois suspeitos que também estavam numa moto e um homem de 27 anos que saiu para fumar na frente de casa.

Também na zona sul da cidade, no bairro de Cidade Dutra, dois homens em uma moto atiraram contra um grupo de pessoas que estava em frente a um sacolão. Um homem morreu. Nesta mesma região, um ônibus foi incendiado. O cobrador não conseguiu deixar o veículo em tempo de escapar das chamas e foi levado, em estado grave, ao Pronto-Socorro do Grajaú.

Parceria entre União e governo do Estado

A criação de uma "agência de ação integrada" para combate ao crime organizado foi a primeira medida anunciada na terça-feira (6) pela parceria entre União e o governo do Estado de São Paulo para enfrentar a onda de violência.

As tratativas descartam o envio de tropas do Exército ou da Força Nacional de Segurança para o Estado e não especificam custos e nem o que, de imediato, será feito na prática para evitar novos ataques a policiais e a civis.

Além da criação da agência, a parceria prevê outras cinco medidas, que abrangem o fortalecimento dos trabalhos de perícia; a fiscalização conjunta em vias marítima, aérea e terrestre; criação de um centro de comando e controle integrado por videomonitoramento e com auxílio da Prefeitura de SP; ações de enfrentamento ao crack e transferência de presos de São Paulo a penitenciárias federais.

Na quarta-feira (7), a Polícia Militar de São Paulo informou que estendeu a Operação Saturação para as zonas norte e leste da capital paulista e também para a cidade de Guarulhos. A iniciativa, vigente desde o último dia 29 na favela de Paraisópolis (zona sul de SP), não tem prazo para terminar.

A medida já predeu 67 pessoas em São Paulo e Guarulhos, segundo dado divulgado hoje.  A polícia também apreendeu 17 armas, 368 kg de maconha, 38 kg de cocaína, 484 gramas de crack, 50 unidades de drogas sintéticas, além de munições, veículos e uma granada.