Tarso Genro decreta luto oficial de sete dias no Rio Grande do Sul

Do UOL, em São Paulo

Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, decretou, neste domingo (27), luto oficial de sete dias em homenagem à memória das vítimas da tragédia ocorrida em Santa Maria (RS) --cidade a 286 km de Porto Alegre. Durante a madrugada, um show pirotécnico em uma boate do município causou um incêndio que matou pessoas.

"É uma tragédia brutal que está acontecendo em Santa Maria, é brutal para o país e para o Estado. Nós estamos empenhados desde a madrugada em dar todo apoio necessário para que tenhamos um levantamento rápido das provas e fazer um inquérito policial de alto nível, esclarecendo as causas que determinaram esta tragédia", disse Tarso Genro.

Segundo o governador, todos os serviços do Estado estão articulados com a Presidência da República, Exército, Aeronáutica, Polícia Federal, Defesa Civil e Instituto Geral de Perícia, que está dando suporte para o levantamento de provas do inquérito policial. "Este é o momento de nós compartilharmos a dor, e com o nosso trabalho demonstrar toda a nossa solidariedade às famílias e ao povo de Santa Maria, e ao nosso Estado, inclusive. É um momento muito duro para todos nós e temos que ter competência para trabalhar bem e dar uma resposta à altura deste acontecimento".

A presidente Dilma Rousseff, que estava no Chile participando da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), antecipou sua volta ao Brasil por conta da tragédia. Ela desembarcou no município antes das 14h e em pronunciamento oficial ressaltou que "apesar da tristeza, o Brasil irá superar".

O incêndio no município de Santa Maria já é considerado o segundo maior da história do país, ficando atrás apenas do Gran Circus Norte-Americano, que pegou fogo em Niterói, em 17 de dezembro de 1961 e vitimou 500 pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos