Apesar da redução das passagens, protesto está mantido nas capitais
A redução no preço das passagens de ônibus não mudou a programação dos protestos pelo país, que devem ganhar as ruas de Norte a Sul nesta quinta-feira (20).
Na terça-feira (18), quatro capitais anunciaram a redução do preço das passagens de ônibus: Recife, Porto Alegre, João Pessoa e Cuiabá. Hoje (19), foi a vez de Aracaju, São Paulo e Rio de Janeiro anunciarem a queda dos preços. Todas essas capitais tiveram os protestos confirmados para a quinta-feira.
Em São Paulo, o Movimento Passe Livre, que organiza os protestos, disse que ato, com concentração na praça do Ciclista, na avenida Paulista, será para "comemorar a vitória do povo na rua".
No Recife, a manifestação está marcada para as 16h, com concentração no Derby. “No dia 20 de junho, o Brasil vai parar e vai parar pra exigir melhores condições a todos, vai parar pra exigir que parem com as roubalheiras, vai parar pra, enfim, começar a andar”, diz a publicação.
Um protesto também deve ocorrer em Porto Alegre, onde o prefeito de José Fortunati (PDT) enviou na terça-feira, à Câmara de Vereadores, um projeto de lei que isenta as tarifas de ônibus do ISS (Imposto sobre Serviços), PIS e Cofins.
Na capital gaúcha, mais de 25 mil pessoas haviam confirmado presença até a tarde desta quarta-feira. A concentração ocorre às 18h em frente à Prefeitura de Porto Alegre. O roteiro da passeata será definido no local.
A redução de dez centavos no preço das passagens também não intimidou os manifestantes em João Pessoa (PB). Até a tarde desta quarta, mais de 31 mil pessoas haviam confirmado participação no ato.
“Pedimos que todos e todas sejam agentes da garantia disso: não provoquem policiais e, caso haja algum tipo de provocação, não cedam. Estimulem seus colegas a manterem a mesma postura, isso é muito importante! Nosso objetivo é estar nas ruas e manifestar nossa indignação, isso é suficiente para nosso objetivo”, diz publicação na página do Facebook.
Em Cuiabá, o protesto desta quinta-feira pede a redução da tarifa do ônibus, o passe livre para estudantes, mais qualidade no transporte público e a municipalização do transporte, contra as concessões.
Em Aracaju, mais de 23 mil pessoas tinham confirmado, pelo Facebook, participação no protesto desta quinta-feira. Os líderes afirmam que o protesto será pacífico.
Em Brasília, o protesto se chama “Ato Nacional contra o Aumento das Passagens, as Violações da Copa e a Criminalização da Luta Popular no DF” e terá concentração a partir das 17h na rodoviária do Plano Piloto, no centro da capital. Até o início da noite desta quinta, 9.700 pessoas estavam confirmadas no evento via Facebook.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.