Topo

Após tornado, Taquarituba (SP) decreta estado de calamidade; moradores temem saques

Do UOL, em Sorocaba

23/09/2013 14h37

Equipes da Defesa Civil do Estado e do município de Taquarituba, a 320 quilômetros de São Paulo, ainda estão fazendo o levantamento dos estragos provocados pelo tornado que atingiu a cidade, na tarde de domingo (22). Duas pessoas morreram e 66 ficaram feridas. A maioria foi atendida e liberada em seguida.

O prefeito de Taquarituba, Miderson Janello Milléo (PSDB), decretou estado de calamidade pública nesta segunda-feira (23). Metade da cidade ficou sem luz e sem telefone.

Com medo de saques, algumas moradores não deixaram as suas casas apesar do risco de desabamento.

Taquarituba fica a 320 km de SP

  • Arte/UOL

"Estamos fazendo um patrulhamento constante pelas ruas para evitar a ação de pessoas oportunistas", disse  o sargento da Policia Militar Jonas Ramos Monteiro.

A comunicação e o fornecimento de energia já foram, parcialmente, restabelecidos. Com a força do vento estimada entre 150 a 200 quilômetros por hora, pelo menos 150 casas ficaram destelhadas.

Segundo a prefeitura, muitos desses moradores têm recursos financeiros e não precisaram contar com abrigos municipais.

Por meio de nota, a Defesa Civil do Estado informou que oito pessoas foram abrigadas no Ginásio de Esportes da Vila São Vicente e  várias famílias procuraram se alojar em casas de parentes ou de amigos.

O comunicado diz  também que 30 imóveis comerciais sofreram danos. Os prejuízos ainda não foram calculados.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) estará esta tarde na cidade para avaliar os estragos.

"Não tinha para onde fugir"

O comerciante Maurílio Luís de Abreu é uma das pessoas abrigadas no ginásio. "Não sei como eu é a minha esposa ficamos vivos, não tinha para onde fugir, só tentamos nos proteger para não sermos atingidos pelo que estava voando", lembra.

O vigilante Fabiano Francisco dos Santos não teve como se segurar e foi arremessado com a força do vento. Ele teve um corte na cabeça e varias escoriações pelo corpo.

"Eu não vi exatamente o que aconteceu, foi tudo muito rápido. Graças a Deus, não tive ferimentos graves", disse.

Entre os locais atingidos estão o terminal rodoviário, uma beneficiadora de grãos que incluem feijão, soja e milho produzidos na região e uma empresa de confecção, além de um ginásio municipal poliesportivo que teve a estrutura metálica arrancada. Uma das vigas caiu e matou Mateus Pereira, 21.

Tornado em Taquarituba mata duas pessoas

No trecho da rodovia SP-255, na ligação entre o município de Taquarituba e de Coronel Macedo, um ônibus da viação Transfronteira, que fazia o transporte de um grupo de pessoas a caminho de um evento da terceira idade, tombou ao ser atingido pelas rajadas de vento, e causou a morte do motorista Jamil Francisco da Silva.

De acordo com a coordenadora municipal de saúde, Camile Cristine Vaz, ao todo 66 pessoas ficaram feridas com a passagem do tornado. Todas foram levadas para a Santa casa da cidade e algumas encaminhadas para outras cidades vizinhas.

Um dos casos mais graves foi de uma menina de 8 anos que sofreu fratura o braço e precisou ser operada em Avaré. A menina não corre o risco de vida e seu estado de saúde é estável.

A prefeitura lançou  SOS para receber doações na conta corrente do executivo municipal : agência 2712-X, do Brasil do Brasil, conta 95000.

Segundo a meteorologista Helena Turon Balbino, do Sétimo Distrito do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), o tornado foi provocado pelo encontro do ar quente e úmido vindo da Amazônia, com o ar polar seco vindo do sul do continente.

Fenômenos como esse, explicou ela, não são frequentes, mas já ocorreram no Vale do Paraíba e em outros pontos do Estado.

“Nós tínhamos visto a formação de uma nuvem pelo radar do IPMet - Instituto de Pesquisas Metereológicas do campus de Bauru da Universidade Estadual Júlio de Mesquisa Filho (Unesp), que indicava a possibilidade de tempestade, mas não imaginávamos a sua magnitude”, disse a meteorologista. (Com Agência Brasil)