Topo

Para Rio Ônibus, congelar tarifa "mostra desconhecimento da crise econômica"

Do UOL, em São Paulo

30/12/2016 19h33

A Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus da cidade, criticou o anúncio feito pela gestão do prefeito Eduardo Paes (PMDB), que confirmou o congelamento da tarifa dos ônibus da capital fluminense em R$ 3,80. Em nota divulgada nesta sexta-feira (30), a entidade afirmou que a medida "sinaliza um desconhecimento em relação à crise econômica que vem impactando o setor de ônibus do município".

A Secretaria Municipal de Transportes disse que a atual administração deixará para o prefeito eleito, Marcelo Crivella (PRB), a decisão sobre o reajuste, mesmo entendendo que o preço da passagem deveria subir para R$ 3,95. O congelamento foi anunciado depois que o vice-prefeito eleito e futuro secretário de Transportes, Fernando Mac Dowell, criticaram o reajuste da tarifa.

O comunicado da Rio Ônibus afirma que a decisão, citada como a "primeira da futura administração da área de Transportes", não respeitou o contrato de concessão assinado em 2010. "O reajuste anual da tarifa representa a recomposição de custos e obrigações assumidas ao longo do ano, como combustível, mão de obra, entre outras."

"Nos primeiros nove meses do ano houve uma perda de 48 milhões de passageiros, que vem acentuando o desequilíbrio econômico-financeiro das empresas, agravado também pelo crescimento do desemprego. Desde abril de 2015, seis empresas encerraram as suas atividades e outras 12 enfrentam atualmente dificuldades semelhantes", afirma a nota.

 O texto ainda acusa a prefeitura do Rio de estar na contramão de decisões tomadas por administrações de outras cidades do país, que reajustaram os valores das passagens, e lembra que outros meios de transporte tiveram aumentos anunciados, como os trens e as barcas

Crivella toma posse como prefeito no próximo domingo (1º).