PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Carreta carregada com frango tomba em curva na Serra das Araras; assista

Eduardo Carneiro

Colaboração para o UOL

31/08/2017 14h08

Um motorista de uma carreta que transportava frango perdeu o controle em uma curva e tombou na manhã de quarta-feira (30) no km 226 da Via Dutra, na pista de descida da Serra das Araras, em Piraí (RJ). Uma pessoa que estava num veículo logo atrás registrou o exato momento do acidente e postou o vídeo nas redes sociais.

De acordo com a CCR NovaDutra, concessionária que administra a rodovia, o acidente ocorreu às 11h18 e sete equipes do do SOS Usuário, entre elas uma viatura médica de intervenção rápida e um resgate UTI, foram acionadas. Porém, não houve registro de vítimas.

Em virtude da queda da carreta, a pista de descida, no sentido Rio de Janeiro, permaneceu totalmente interditada das 13h06 às 18h45 de quarta-feira, para transbordo da carga, e a concessionária implantou mão dupla na pista de subida para dar fluidez ao tráfego. Neste período, a lentidão máxima registrada no trecho foi de 12 km no sentido São Paulo e de 3 km no sentido Rio de Janeiro.

Segundo a CCR NovaDutra, a pista de descida da Serra voltou a ser interditada às 2h33 desta quinta-feira para realizar o destombamento do veículo. A pista de descida foi totalmente liberada às 5h36, após o término da limpeza, com 1,5 km de lentidão.

Em nota, a concessionária ainda ressalta que todo o trecho de descida da Serra das Araras é sinalizado com a velocidade máxima de 40 km/h para veículos leves e pesados, “velocidade compatível para seu traçado sinuoso de oito quilômetros que ainda possui radares de velocidade em toda a sua extensão”, e que realiza campanhas de segurança periódicas reforçando a importância da condução consciente na estrada, além de obras de melhorias no trecho e na sinalização.

No entanto, de acordo com os números da própria concessionária, foram registrados entre janeiro e julho deste ano 207 acidentes na região da Serra das Araras, um aumento de 8% comparado ao mesmo período de 2016. O total de acidentes neste período causou uma média diária de mais cinco horas de congestionamento.

A aposta para reduzir as ocorrências é a duplicação das pistas na região da Serra das Araras. Em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a CCR NovaDutra desenvolveu um projeto que totaliza investimentos de mais de R$ 1,5 bilhão e que deve remodelar completamente o trecho, levando mais segurança aos usuários.

Cotidiano