Topo

Jovem é preso por fingir próprio sequestro para extorquir dinheiro da mãe

Lucas (esq.) e Gleidson. Justiça decidirá se os dois responderão em liberdade - Divulgação/SSP/BA
Lucas (esq.) e Gleidson. Justiça decidirá se os dois responderão em liberdade Imagem: Divulgação/SSP/BA

Wanderley Preite Sobrinho

Colaboração para o UOL

15/12/2017 12h19

Um rapaz de 20 anos foi preso em Salvador na última quinta-feira (14) depois de planejar o próprio sequestro. Lucas Figueredo Cruz tentou extorquir dinheiro da mãe para pagar uma dívida com traficantes.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia confirmou ao UOL que a mãe de Lucas, cuja identidade foi preservada, apareceu no departamento de polícia informando sobre o sequestro, que teria ocorrido na manhã de quarta (13).  “Os criminosos pediam a quantia de R$ 2.400 mil para libertá-lo”, disse a mulher.

Acionado, o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) iniciou as investigações. Em pouco tempo, a equipe encontrou o jovem. Ele estava junto com dois traficantes em uma casa no bairro do Arraial do Retiro.

Leia mais

Ao notar a aproximação da polícia, um dos suspeitos fugiu, mas o outro, Gleidson de Jesus Souza, foi capturado junto com Lucas. Os investigadores descobriram ali mesmo a farsa ao serem informados que a dívida do rapaz com o crime era justamente o valor pedido como resgate.

Gleidson levou os membros do Draco até uma outra casa no mesmo bairro. Lá, entregou munições e o revólver calibre 38 cuja foto foi enviada à mãe de Lucas como forma de ameaça. A arma será submetida ao Sistema de Identificação Balística, “equipamento capaz de revelar se essa arma já foi utilizada em algum crime.”

Enquanto o traficante foi preso por posse ilegal de arma, Lucas foi autuado por extorsão. Uma audiência de custódia foi marcada pela Justiça para decidir se os dois responderão em liberdade ou em regime fechado.