Topo

Polícia prende 5 membros do PCC na Grande SP; grupo rifava apartamento para financiar crime

Itens apreendidos com supostos integrantes do PCC na região metropolitana de SP - Divulgação
Itens apreendidos com supostos integrantes do PCC na região metropolitana de SP Imagem: Divulgação

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

08/03/2018 13h49Atualizada em 08/03/2018 13h49

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (8), cinco suspeitos de integrarem a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) que agiam nas cidades de Suzano e Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.

Com os suspeitos, foram apreendidos explosivos, armas, drogas e rifas de apartamento utilizadas para financiar o grupo. Também são analisados pela polícia documentos que seriam da administração da facção na região metropolitana.

De acordo com o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), que realizou a operação, nos documentos apreendidos há relatório de movimentação de detentos no sistema prisional e avaliações sobre desempenho dos integrantes.

“Todo material nos ajudará a traçar novas estratégias para as próximas ações", afirmou o delegado Evandro Luiz Melo Lemos, titular da 6ª Delegacia de Patrimônio. Ao todo, 50 homens participaram da operação, incluindo de equipes especiais da Polícia Civil. 

08.mar.2018 - Rifa que seria utilizada para financiar crime organizado na Grande SP - Divulgação - Divulgação
Rifa que seria utilizada para financiar crime organizado na Grande SP
Imagem: Divulgação

Os detidos

A polícia prendeu Anderson das Neves Souza, 41, o "Veinho", com passagens criminais por roubo e extorsão mediante sequestro. "Ele é 'disciplina' em Suzano e apoio geral do 'progresso' da facção", informou o Deic. Disciplina é o responsável por resolver os problemas da facção em determinado local.

Marcos Fernando Rodrigues Soares, o "Piter", 27, tem passagem por roubo. Preso com 4,5 kg de maconha e uma pistola .40 (de uso exclusivo das forças de segurança de SP), teria a função de "sintonia das trancas" do Rio de Janeiro, segundo o Deic. Ou seja, ele era o contato com os presos da facção no Rio.

Também foi detido Nailton Vasconcelos Martins, 26, com passagens por roubo, receptação, corrupção de menores, organização criminosa e tráfico de drogas. Preso com um revólver calibre 38 e sete explosivos. Ele também é apontado pelo Deic com cargo de "sintonia".

Paulo Eduardo da Silva Santos, o "Molejo", 28, também está preso. Ele tem passagem por tráfico de drogas e seria o "sintonia regional" do Alto Tietê.

Além deles também foi preso Rafael dos Santos, o "Refém", 31. Ele já havia sido preso anteriormente por associação criminosa e porte de arma.

"Esse presos formam um núcleo que atua em roubos, tráfico de drogas e até mesmo em rifas utilizadas na arrecadação de fundos para a organização criminosa", afirmou o delegado Lemos.

Até a publicação desta reportagem, os detidos não tinham constituído advogados.