Topo

Prefeitura de SP cria comitê de crise para tratar de viaduto que cedeu e não fala em prazos

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

19/11/2018 11h43

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), assinou na manhã desta segunda-feira (19) um decreto que prevê a criação de um “comitê de crise” para consertar parte de um viaduto que cedeu cerca de dois metros e provocou o fechamento da pista expressa da marginal Pinheiros, uma das mais importantes vias da capital paulista. O objetivo do comitê é garantir a segurança e a fluidez do trânsito em vias de acesso pelos próximos dias.

Bruno Covas disse que, se for necessário, também pode decretar estado de emergência para aprovação de verbas a partir do TCM (Tribunal de Contas do Município) - como foi feito durante a greve dos caminhoneiros.

O viaduto, que faz parte da via expressa da marginal Pinheiros sentido Castelo Branco, cedeu cerca de dois metros na madrugada de quinta-feira (15) na altura do parque Villa-Lobos. Desde então, um trecho de 20 km da via expressa está interditado. A interdição vai da ponte Transamérica até a ponte do Jaguaré e não há data para a liberação da via.

Segundo o prefeito, já foi feito 100% o escoramento do viaduto, em uma tentativa de evitar que eles desabe. Ele disse ainda que não é possível definir o que aconteceu e todos os estragos que o acidente pode ter ocasionado.

“Esse processo mostra que o monitoramento e análise [de pontes e viadutos] é incompleto. A gente já havia percebido isso ano passado. Vamos consultar o TCM (Tribunal de Contas do Município) para num projeto emergencial para todos os 185 viadutos e pontes de São Paulo. De forma emergencial, o mais rápido possível”, afirmou.

O viaduto havia cedido mais 1,5 centímetro para baixo além dos cerca de dois metros iniciais desde o acidente .

O comitê de crise, formado por secretários municipais, subprefeito do Ipiranga, procurador-geral da cidade e pelo próprio prefeito, se reuniu por três horas na manhã desta segunda.

O secretário municipal Vitor Aly, de Infraestrutura Urbana e Obras, apresentou a Bruno Covas uma análise técnica sobre o que aconteceu. A partir dos trabalhos apresentados, foram discutidas possíveis soluções pela gestão municipal.

“Vamos construir a estrutura de elevação, com pilar provisório. Não vamos conseguir determinar ainda prazos. Nesse ponto, a secretaria está criando estrutura para elevação do viaduto”, afirmou o secretário.

“Estamos monitorando o viaduto. O risco de queda diminuiu muito. Está sendo monitorado. Vamos aliviar um pilar que está comprometido”, afirmou.

SP tem desvios e liberação de rodízio

Para o motorista que precisaria passar pelo local, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) listou uma série de opções tanto para quem pretende circular pela cidade quanto para quem pretende deixar ou entrar na capital.

A Prefeitura de São Paulo já havia anunciado que iria liberar os motoristas do rodízio no trecho da marginal Pinheiros, no sentido Castelo Branco, entre a avenida dos Bandeirantes e a ponte dos Remédios, a partir da quarta-feira (21). 

Nesse trecho, o motorista poderá circular e não será multado. Mas, fora desse perímetro, será penalizado. A suspensão será adotada até a liberação total da pista.  Vale lembrar que o rodízio está suspenso até terça-feira (20) em toda a capital por causa do feriado do Dia da Consciência Negra.

Às 9h42, a CET apontava 44 km de trânsito na capital, índice considerado acima do previsto para um feriado prolongado. A região sul da cidade concentrava no horário a maior quilometragem parada: 22 km. Também havia 11 km de trânsito na zona leste, 7 km na oeste e 4 km no centro. Apenas a zona norte não tinha trânsito no horário.

“Desde ontem, foram feitas 10 intervenções ampliando trechos da marginal expressa com a local”, afirmou o prefeito. Segundo Covas, a partir de quarta-feira, a prefeitura pode rever se mantém o rodízio. Até o momento, a determinação é de que o rodízio volte na quarta.