Topo

Bolsonaro quer processar José de Abreu, que se 'autoproclamou presidente'

O ator da TV Globo José de Abreu, que se "autoproclamou" presidente do Brasil em uma sátira a Jair Bolsonaro  - Renato Rocha Miranda/Globo
O ator da TV Globo José de Abreu, que se "autoproclamou" presidente do Brasil em uma sátira a Jair Bolsonaro Imagem: Renato Rocha Miranda/Globo

Alex Tajra

Do UOL, em São Paulo

06/03/2019 16h31

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje, no Twitter, que processará o ator José de Abreu, que fez piada e se "autoproclamou" presidente -- uma sátira ao atual momento político da América Latina. Na Venezuela, Juan Guaidó se declarou presidente do país, com base em um artigo da Constituição local, e tenta tirar o ditador Nicolás Maduro do poder.

"Alo, @jairbolsonaro, seu meteoro chegou! Sou eu, seu fascista!", escreveu Abreu em seu Twitter hoje pela tarde. 

Bolsonaro respondeu minutos depois: "Estamos processando alguns e este "meteoro" será o próximo!".

Após a resposta de Bolsonaro, José de Abreu rebateu dizendo que "não tem medo". "Venha, fascista! Não tenho medo de você! Você é um tigre de papel, perdeu a arma, a moto e foi humilhado por um ladrãozinho!" 

A publicação do ator foi seguida por uma avalanche de comentários contrários e favoráveis ao presidente, agrupados sob as hashtags #impeachmentbolsonaro e #bolsonarotemrazao. 

Nos últimos dias José de Abreu vem ironizando o presidente, seus slogans e os de seus apoiadores. Na descrição de seu perfil, Abreu escreveu: "O BRASIL AO LADO DE TODOS, NEM ACIMA, NEM ABAIXO. Nossa Bandeira jamais será laranja", em referência ao escândalo de candidaturas laranjas que permeia o partido do presidente.

A reação de Bolsonaro se deu pouco depois de o presidente publicar em seu Twitter um vídeo de um homem urinando sobre a cabeça de outra durante o carnaval.

"Não me sinto confortável em mostrar, mas temos que expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades. É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro. Comentem e tirem suas conclusões", escreveu Bolsonaro. 

O vídeo foi classificado como "mídia sensível" pelo Twitter. Muitos usuários denunciaram a publicação. 

Já hoje pela manhã, outra publicação do presidente teve grande repercussão. "O que é golden shower", questionou Bolsonaro em sua conta. O tuíte rendeu à hashtag #goldenshowerpresident um lugar nos assuntos mais comentados no mundo no Twitter nesta manhã. Até as 11h25 de hoje, o termo era o terceiro mais tuitado no mundo. 

O termo "Golden shower", significa, em tradução livre, "chuveiro dourado" e se refere a uma prática sexual em que um parceiro ou parceira urina sobre outro. O ato é famoso em vídeos pornográficos.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.