Topo

Suspeito em caso de helicóptero carregado com cocaína é encontrado morto

Stella Borges

Do UOL, em São Paulo

16/04/2019 18h09

Um suspeito de envolvimento com a quadrilha que transportava meia tonelada de cocaína em um helicóptero apreendido no último sábado (13) foi encontrado morto ontem num quarto de motel em Presidente Prudente (SP), a cerca de 550 km da capital.

A Polícia Civil suspeita que ele tenha se suicidado.

Segundo a polícia, a suspeita é de que o homem, que não teve a identidade revelada, agia no abastecimento do helicóptero que foi apreendido pela PF no sábado e conseguiu fugir. Ele vinha sendo procurado desde então e foi encontrado ontem, no motel, com um ferimento de tiro de pistola na cabeça.

Os policiais apuraram que ele entrou sozinho no quarto -- o local não tinha sinais de arrombamento ou luta corporal.

Um inquérito sobre o caso foi instaurado hoje. As autoridades ouvirão testemunhas e buscarão outros indícios que ajudem a esclarecer o caso.

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), a Polícia Federal foi acionada e fez as diligências necessárias no local.

Operação da PF

A PF (Polícia Federal) apreendeu no último sábado a aeronave avaliada em R$ 4 milhões carregada com drogas em Presidente Prudente (SP). Investigadores afirmaram ao UOL que o helicóptero era utilizado pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) para importar drogas do Paraguai.

A viagem entre o país vizinho e o interior de São Paulo de helicóptero é uma das principais rotas de entrada de drogas no Brasil. As outras duas são pela Amazônia e pela fronteira com a Bolívia. Ao entrar no país, a droga costuma ser redistribuída para as capitais e enviadas a portos. De lá, é enviada para a Europa e África.

A operação, batizada de Flying Low (voando baixo, em inglês), foi caracterizada por investigadores como de inteligência. Os policiais analisaram por meses a rotina dos criminosos até conseguirem fazer o flagrante. Duas pessoas foram presas no momento da abordagem.

Segundo a PF, como a aeronave não tem autonomia para fazer o percurso até a cidade de São Paulo, os traficantes costumavam fazer uma parada para reabastecimento em um matagal localizado na região de Presidente Prudente, onde foram interceptados.

Na mesma ação, também foram apreendidos uma arma, carros e dinheiro em espécie.

Polícia apreende helicóptero com meia tonelada de cocaína

Band Notí­cias