Topo

Empresário é preso acusado de tentar enviar 760 kg de cocaína para Europa

Cocaína apreendida em bolsas em contêineres de sacas de fubá na Alfândega de Santos - Receita Federal de Santos
Cocaína apreendida em bolsas em contêineres de sacas de fubá na Alfândega de Santos Imagem: Receita Federal de Santos

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/05/2019 20h44

A Polícia Federal prendeu, nesta terça (28), um empresário suspeito de tentar enviar 760 quilos de droga para a Europa, pelo porto de Santos, em 2017.

Bruno Lamego Alves, 32, foi detido na sua casa, no bairro Aparecida, em Santos (litoral paulista) e encaminhado para a Penitenciária 1 de São Vicente. A defesa de Alves nega o envolvimento dele com uma organização criminosa com foco em tráfico de drogas internacional e diz que vai recorrer da decisão.

Cocaína apreendida no porto de Santos e o empresário Bruno Lamego Alves - Receita Federal de Santos - Receita Federal de Santos
Cocaína apreendida no porto de Santos e o empresário Bruno Lamego Alves
Imagem: Receita Federal de Santos

Na residência dele, também foram apreendidos computadores, celulares e documentos.

O advogado de defesa do empresário, Ricardo Ponzetto, afirma que seu cliente é inocente e que nunca foi chamado para prestar esclarecimentos, embora estivesse sendo monitorado pela polícia.

Segundo Ponzetto, o empresário "estava sendo usado por pessoas má intencionadas e criminosas", sem que ele tivesse conhecimento do que de fato estaria transportando.

Ele foi contratado por terceiras pessoas que se diziam estrangeiros interessados em compras de produtos no Brasil. Ele opera com esse mercado exterior exatamente fazendo essa aproximação. Ele fez a compra da carga e mandou entregar

Ricardo Ponzetto, advogado do empresário Bruno Lamego Alves

Segundo o advogado, Alves é dono de três empresas: uma de importação e exportação de mercadorias, uma adega e uma empresa de logística. Para a Justiça Federal, Alves estaria usando suas empresas para a exportação e importação de drogas.

O processo ocorrerá em segredo de justiça.

Relembre o caso

Em fevereiro de 2017, a Receita Federal encontrou 27 bolsas escondidas com cocaína em contêineres de sacas de fubá de milho. Ao todo, foram 760 kg de drogas entregues à Polícia Federal, que começou uma investigação.

A droga sairia do Porto de Santos e teria como destino a Bélgica, na Europa. Aquela foi a maior apreensão de cocaína na Alfândega de Santos. Na época, ninguém foi detido.