• ENTRE
Topo

São Paulo bate recorde de temperatura mínima no ano; zona sul bate -0,2ºC

Em domingo frio, pedestres caminham agasalhados no Viaduto Santa Generosa, zona sul de São Paulo - Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Em domingo frio, pedestres caminham agasalhados no Viaduto Santa Generosa, zona sul de São Paulo Imagem: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Stella Borges*

Do UOL, em São Paulo

07/07/2019 08h48

A cidade de São Paulo registrou hoje (7) a menor temperatura do ano: 6,5ºC às 6h, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A temperatura mais baixa até agora havia sido registrada ontem, de 7,4ºC.

Esta é a maior onda de frio prevista para este ano no Brasil. Segundo o Climatempo, a previsão de temperatura mínima para hoje era de 4ºC, e a máxima, de 16ºC. A tendência, segundo o instituto, é a de que as mínimas na cidade só ultrapassem 10ºC na próxima sexta-feira.

Continua após publicidade

Durante a madrugada, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de SP) informou que em Engenheiro Marsilac, no extremo sul da cidade, e na Capela do Socorro, também na zona sul, a temperatura chegou a 1ºC. Por volta das 6h, o registro foi de temperaturas ainda mais baixas: -0,2ºC em Engenheiro Marsilac e 0,5ºC na Capela do Socorro.

O Inmet e o Climatempo estimam as medições de temperatura com base na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo, que registra dados desde 1943. Já o CGE faz a sua própria medição em 29 pontos da capital.

A menor temperatura já registrada em São Paulo, segundo o Climatempo, foi em 2 de agosto de 1955, quando a cidade atingiu -2,1ºC.

Segundo o CGE, amanhã as temperaturas baixas e o sol devem persistir na capital paulista. Os termômetros devem variar entre mínimas de 6ºC e as máximas não devem superar os 18ºC. Não há previsão de chuva.

Mortes de moradores de rua

Ao menos três pessoas em situação de rua foram encontradas mortas na sexta e ontem durante a forte onda de frio que atinge São Paulo.

Na sexta-feira, Gabriel Laffot, de 22 anos, foi encontrado embaixo de uma das escadas do Terminal de Ônibus da Barra Funda, na zona oeste da cidade. Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o caso foi registrado como morte súbita sem causa aparente. Foram requisitados exames para determinar a causa do óbito.

Também na sexta-feira, no Pari, região central, um homem não identificado foi encontrado morto sem sinais de violência. Ele não tinha documentos.

Ontem de manhã, mais um homem foi achado sem vida em Itaquera, zona leste. Não havia indícios de que ele tenha sido vítima de crime, segundo a Polícia Militar.

*Com Talita Marchao, em São Paulo, e Agência Brasil

Três moradores de rua morrem em 24 horas pelo frio em SP

redetv

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade