Câmara Legislativa aprova SamuVet, o Samu para animais; conheça o projeto
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o Projeto de Lei que visa a criação de um Serviço de Atendimento Médico de Urgência Veterinário, o SamuVet — ou seja, um Samu para os animais no Distrito Federal.
O próximo passo para sua validação agora depende da aprovação em segundo turno e que o governador Ibaneis Rocha (MDB) sancione a lei. O projeto é do deputado Roosevelt Vilela (PSB), que tem como intuito "oferecer aos animais vítimas de abandono e maus-tratos o atendimento necessário para preservação de sua vida".
Além desses serviços, com o funcionamento previsto para 24 horas por dia, o SamuVet deverá tratar ainda animais atropelados em via pública em situação de risco.
O SamuVet será operado por meio de um veículo equipado para a prestação dos primeiros socorros. Ele poderá ser acionado por qualquer pessoa. Órgãos de segurança pública também poderão chamar os serviços.
"Os veículos do SAMUVet serão equipados com uma infraestrutura semelhante à de um pequeno hospital, permitindo que o atendimento aos animais seja realizado dentro das normas de segurança e higiene necessárias ao desempenho da medicina veterinária", informa o projeto, que prevê ainda que as desepejas do serviço sejam pagas por orçamento próprio.
Ainda não há previsão para a votação em segundo turno do Projeto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.