Topo

Esse conteúdo é antigo

Vendaval arranca telhado de faculdade e causa medo em Salvador; veja vídeo

Telhado do Centro Universitário Unirb voou - Reprodução/Twitter
Telhado do Centro Universitário Unirb voou Imagem: Reprodução/Twitter

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

22/01/2020 20h08

A chuva e fortes ventos no final da manhã de hoje causaram a destruição ao telhado de um centro universitário de Salvador, no bairro de Patamares. Uma moradora próxima ao local conseguiu filmar o momento exato em que telhas se desprendem do teto de um ginásio da instituição e ficam voando. O vento forte causou medo a soteropolitanos. Ao todo, o órgão registrou 24 destelhamentos por conta do mau tempo hoje.

Segundo a Codesal (Defesa Civil de Salvador), apesar de a imagem impressionar, o fenômeno captado pela moradora trata-se de um vendaval, ou seja, ventos baixos. Nas redes sociais, muitas pessoas classificaram o episódio como ciclone ou furacão.

Segundo o Centro Universitário Unirb, os problemas no telhado não deixaram feridos, mas causaram apenas danos materiais. Como a instituição está com alunos em férias, o local estava sem ninguém no momento do incidente. Segundo imagens do interior do ginásio após o vendaval, vários restos de telhado caíram na quadra.

As chuvas fortes em Salvador causaram vários problemas na capital baiana hoje. Vários locais registraram alagamentos durante a manhã e início da tarde.

A Codesal informou ao UOL que registrou 164 solicitações de vistoria até às 17h, com 28 alagamentos de imóveis, um alagamento de área e 51 ameaças de desabamento ou deslizamento. Houve também um desabamento de imóvel, um desabamento de muro e quatro desabamentos parciais, além 15 deslizamentos de terra.

Segundo a prefeitura, as fortes chuvas estão associadas ao sistema de baixa pressão que atuou sobre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com rajadas de ventos devido ao calor e à umidade provenientes do oceano Atlântico.

A previsão do tempo para amanhã é que as chuvas moderadas e ventos fortes aconteçam, com possibilidade de trovoadas.