Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia Civil de MG interrompe perícia em maquinário da cervejaria Backer

Tanques foram lacrados hoje; ainda não há previsão para retomada da perícia - Polícia Civil de MG/Divulgação
Tanques foram lacrados hoje; ainda não há previsão para retomada da perícia Imagem: Polícia Civil de MG/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/02/2020 20h16

A Polícia Civil de Minas Gerais interrompeu hoje a segunda fase da perícia que começou a realizar ontem no maquinário de produção da cervejaria Backer. A apuração deve ser retomada nos próximos dias.

As autoridades investigam 34 casos de contaminação por dietilenoglicol em cervejas da Backer. Seis pessoas morreram, sendo que duas não passaram por necropsia. Entre as outras quatro, análises apontaram a presença da substância no sangue de uma delas. Avaliações das demais ainda estão no Instituto de Criminalística.

Entre ontem e hoje, o conteúdo de um dos tanques (número 10) da empresa foi transferido para outro tanque (17). A equipe de peritos e investigadores coordenada pelo delegado Flávio Grossi, da 4ª Delegacia de Polícia Civil Barreiro, anunciou que irá utilizar uma nova metodologia para a limpeza. Hoje, os tanques foram novamente lacrados.

"Esvaziamos os tanques e realizamos uma primeira limpeza padrão, como se lá tivesse somente a cerveja, mas não foi suficiente para limpar. São necessários produtos específicos para a retirada do produto químico", explicou Grossi.

O delegado informou ainda que a fornecedora dos tanques está auxiliando na elaboração de uma técnica que possibilite a retirada total de qualquer produto do equipamento a ser testado. Após a limpeza, as autoridades colocarão o tanque para funcionar da mesma forma que ocorria na fabricação dos produtos da cervejaria.

"Interrompemos a perícia até certificarmos que está tudo limpo. A constatação será feita por meio de exames laboratoriais", disse o delegado. "Vamos observar se há vazamento, se escorre algum líquido e medir a quantidade de substância vazada."

Apenas a conclusão da segunda etapa da perícia que será possível determinar se uma nova etapa será necessária. A Polícia Civil informa que ainda não há previsão para conclusão para os trabalhos dos peritos. Os laudos dos exames feitos em amostras de cervejas entregues pelas famílias das vítimas estão em fase final de elaboração.

Ouça o podcast Ficha Criminal (https://noticias.uol.com.br/podcast/ficha-criminal/), com as histórias dos criminosos que marcaram época no Brasil.

Este e outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Cervejaria Backer terá que pagar tratamento dos intoxicados

Band Notí­cias