Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura de São Paulo suspende bloqueios de ruas após 2 dias da medida

5.mai.2020 - Fiscais CET acompanham bloqueio na avenida Moreira Guimarães, na zona sul de São Paulo - Marcello Zambrana/AGIF/Estadão Conteúdo
5.mai.2020 - Fiscais CET acompanham bloqueio na avenida Moreira Guimarães, na zona sul de São Paulo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

06/05/2020 06h54Atualizada em 06/05/2020 09h15

A Prefeitura de São Paulo suspendeu os bloqueios de trânsito em avenidas da capital paulista como medida no combate à pandemia do novo coronavírus. A partir de hoje, apenas blitzes educativas serão feitas, bloqueando de forma parcial algumas vias da cidade, mas apenas entre 7h e 9h.

Na segunda-feira, os bloqueios foram educativos e ainda tiveram uma faixa liberada. Ontem, foram totais, com liberação apenas para o transporte coletivo, para ambulâncias e veículos de profissionais da saúde.

Vias da capital paulista foram bloqueadas em horários de picos para provocar congestionamento e, consequentemente, aumentar a taxa de isolamento social, que está abaixo dos 50%. A medida, no entanto, atrasou serviços essenciais — uma ambulância ficou presa no congestionamento — e não fez com que os paulistanos permanecessem em casa.

Dados do governo do estado, divulgados ontem, apontaram que a taxa de isolamento social na capital ficou em 48%, mesmo índice observado na segunda, terça e quarta-feira da semana passada. O Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo afirma que seria preciso um índice de ao menos 70% para evitar a superlotação das unidades de terapia intensiva (UTIs), que na Grande São Paulo já estão com a lotação próxima dos 90%.

A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital instaurou um inquérito civil para apurar os reflexos da implementação dos bloqueios.

Em nota ao UOL, a administração municipal informou que apenas blitzes educativas com enfoque na prevenção contra a covid-19 serão realizadas hoje.

Essa medida será tomada nas avenidas Yervant Kissajikian, altura 1.837, e Aricanduva, sentido centro, na altura da Av. dos Latinos, que terão bloqueios parciais a partir das 7h e ocorrem até as 9h.

"A intervenção possibilita a exibição de mensagens por profissionais de saúde aos motoristas, lembrando sobre as medidas essenciais para prevenir a disseminação da doença. A CET também colocará um painel móvel em cada um dos locais com a mensagem 'previna-se do coronavírus, fique em casa", diz a nota.

* Com informações do Estadão Conteúdo