Topo

Esse conteúdo é antigo

Seminarista de 20 anos morre vítima da covid-19 em Natal

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Recife

01/08/2020 14h47

O seminarista Nicolas Matheus Moura Lima, de 20 anos, morreu vítima da covid-19, na noite de ontem, no hospital Doutor Luiz Antônio, em Natal, após 20 dias de internamento em unidade hospitalar para tratamento da doença. O corpo dele foi enterrado no cemitério de São Paulo do Potengi (RN), região metropolitana de Natal, na manhã de hoje, sob forte comoção.

O caixão com o corpo do seminarista foi trasladado de Natal para São Paulo do Potengi em um carro de funerária, lacrado, e uma carreata acompanhou o trajeto até o cemitério municipal. No caminho, o carro funerário parou em frente à igreja da Matriz, onde dois padres realizaram a cerimônia fúnebre antes do enterro do corpo de Matheus.

Seminarista de 20 anos morre vítima da covid-19 em Natal - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

"Entregamos o nosso irmão Nicolas [Matheus] a fim de esperança que ele ressurgirá com Cristo no último dia com todos que com Cristo adormeceram. Escutai na vossa misericórdia, as nossas preces. Abre para ele as portas do paraíso e a nós que ficamos que nos consolemos uns aos outros", disseram os padres.

Matheus, como era conhecido, nasceu em São Paulo do Potengi e, em 2019, se mudou para Natal, quando ingressou no seminário de São Pedro. Ele cursava o 2º ano do curso propedêutico, mas atualmente estava na casa dos pais, em São Paulo do Potengi, já que as atividades presenciais estavam suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. As aulas ocorrem de forma online.

A arquidiocese de Natal informou que o jovem não tinha comorbidades que pudessem ocasionar complicações da infecção do novo coronavírus.

Ele apresentou os primeiros sintomas da covid-19 no dia 2 de julho, com febre e dores no corpo. Matheus procurou atendimento médico no hospital regional Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi, mas realizou o teste para Sars-CoV2 e deu negativo. No dia 9, o estado de saúde do seminarista piorou e ele foi internado no hospital, testando positivo para o novo coronavírus.

Sem evoluir ao tratamento, Matheus foi transferido para o hospital doutor Luiz Antônio, em Natal, três dias depois, onde ficou internado em um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ele estava intubado, em coma induzido e se submetendo a hemodiálise. Ontem pela manhã, a Arquidiocese de Natal informou que ele estava "evoluindo nos parâmetros ventilatórios e, após diálise, sua função renal melhorou". O seminarista, além de estar com os pulmões comprometidos, adquiriu uma bactéria. Na noite de ontem, ele não resistiu e morreu.

O seminarista era um dos administradores da página do Facebook Futuros Padres, que conta com quase 60 mil seguidores. Nas redes sociais de Nicolas Matheus, dezenas de familiares e amigos deixaram mensagens lamentando a morte dele.

"Infelizmente, perdemos nosso querido Matheus para a covid-19. Agradeço a todos pelas orações e votos vibracionais. Descanse em paz, primo", escreveu Cleiton Alves, primo do seminarista. "Deus te acolha na vida eterna, meu irmão de vocação! Estaremos sempre unidos na missão, na oração, no altar do amor de Cristo", escreveu o seminarista da arquidiocese de Fortaleza, Levi Campos. "Deus acolha este nosso irmão em seu reino. A comunidade do seminário de São Pedro encontra-se consternada com esta notícia. Em oração por este nosso irmão que adentra, definitivamente, na glória de Deus e por todos os seus familiares", disse o seminarista Felipe Andrew.

A paróquia de São Paulo Apóstolo, localizada em São Paulo do Potengi, onde Nicolas Matheus despertou a vontade de se tornar padre, destacou que o jovem desenvolvia trabalhos para a comunidade. A paróquia organizou o cortejo do corpo de Matheus da entrada da cidade até o cemitério.

Seminarista de 20 anos morre vítima da covid-19 em Natal - Paróquia de São Paulo Apóstolo  - Paróquia de São Paulo Apóstolo
Imagem: Paróquia de São Paulo Apóstolo

"Nosso coração se enche de tristeza por essa tamanha perda, um jovem com imensas qualidades e que desempenhava relevantes serviços à nossa comunidade. Que Deus possa confortar o coração de seus familiares neste momento de profunda dor", disse o padre Ramos Vicente, da paróquia de São Paulo Apóstolo.

Em nota, a arquidiocese de Natal comentou a morte do jovem seminarista. "Aos seus familiares, especialmente seus pais e irmãos, bem como aos seminaristas, seus companheiros de caminhada vocacional, e demais amigos desejamos que este momento de dor seja atravessado na firme confiança no Deus da Vida e na esperança da feliz Ressurreição", disse.

Padres com covid-19

Outros membros do clero em Natal estão com covid-19. Segundo a arquidiocese de Natal, o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, encontra-se em tratamento domiciliar sem registro de intercorrências, e o padre Matias Soares, da paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol, está internado em um leito de UTI na Policlínica, onde segue com ventilação mecânica por meio de traqueostomia, após ser extubado. O estado de saúde de Soares é considerado grave, apesar a evolução

embeduol>