Topo

Esse conteúdo é antigo

Duas pessoas morrem na rua em São Paulo após madrugada mais fria do ano

21.ago.2020 - Frio e geada atingem a cidade de Caxias do Sul (RS) - Antonio Machado/Futura Press/Estadão Conteúdo
21.ago.2020 - Frio e geada atingem a cidade de Caxias do Sul (RS) Imagem: Antonio Machado/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

22/08/2020 14h16

Os corpos de duas pessoas foram encontrados na região central de São Paulo, na manhã de hoje, após a madrugada mais fria do ano. De acordo com informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública), a Polícia Civil investiga o caso. As vítimas foram localizadas na praça da Sé e na rua 25 de Março e possivelmente estavam em situação de rua.

"As ocorrências estão sendo registradas pelo 1º DP (Sé), que solicitou perícia e apura todas as circunstâncias das mortes", afirma a SSP.

A capital paulista teve a madrugada mais fria de 2020, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com mínima de 8,2 ºC por volta de 1h.

O novo recorde de frio foi registrado em meio à chegada de uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas pelo país.

Em São Paulo, a máxima hoje deve ficar em 15 ºC hoje. E a madrugada de domingo deve ser gelada, com mínima de 7 ºC.

Segundo a prefeitura, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) foi acionada às 9h18 para atender o caso da praça da Sé, cujo óbito foi atestado por equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O corpo passará por perícia técnica.

Foram acolhidas 150 pessoas em situação de rua durante a madrugada, mas 82 recusaram atendimento, e a prefeitura distribuiu 182 cobertores. O plano de contingência para situação de baixas temperaturas foi iniciado em 6 de maio neste ano.

A Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) informou que dispõe atualmente de 101 centros de acolhida para pessoas em situação de rua e que, durante situação de emergência, criou 1.222 novas vagas de acolhimento. Segundo a prefeitura, os equipamentos funcionam durante 24 horas e haveria vagas sobrando.

A secretaria informou ainda que intensifica as abordagens a moradores de rua quando a temperatura atinge o patamar igual ou inferior a 13 ºC ou sensação térmica equivalente. Caso a pessoa não aceite o acolhimento, a prefeitura diz oferecer um kit com lanche e cobertor.

(Com informações do jornal Estado de S.Paulo e da Agência Brasil.)