PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Fumaça do Pantanal pode provocar chuva negra em São Paulo

Fumaça de incêndios no Pantanal encobriu Cuiabá, em Mato Grosso - Reprodução/GloboNews
Fumaça de incêndios no Pantanal encobriu Cuiabá, em Mato Grosso Imagem: Reprodução/GloboNews

Do UOL, em São Paulo

16/09/2020 22h21

A chegada de uma frente fria no litoral de São Paulo pode trazer parte da fumaça do Pantanal para o Estado. De acordo com informações do Climatempo, a fumaça deve encobrir São Paulo nos próximos dias 17 e 18 de setembro.

A empresa explica que a frente fria vem do Mato Grosso do Sul e deve provocar o efeito de sol alaranjado. "O aumento da cobertura de fumaça vai favorecer a maior interação do material particulado com a luz do sol, aumentando as chances de termos aqueles tons alaranjados, avermelhados, no pôr do sol".

Entretanto, o Climatempo destacou que a visão do Sudeste não será a mesma de moradores de São Francisco e outras cidades da costa oeste dos Estados Unidos. "Lá, a quantidade de fumaça é muito maior do que temos em São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais". Há chance do efeito de sol alaranjado ficar ainda menos perceptível já que a previsão é de chuva para o fim de semana.

Em alguns pontos do Estado de São Paulo, segundo o Climatempo, focos de incêndio já provocam fumaça. Em 2020, as queimadas no Estado registraram alta de 106% com uma aceleração no mês de setembro, de acordo com informações do Inpe.

Risco de chuva negra

O Climatempo não descarta a chance de chuva negra, a mesma relatada por moradores do Rio Grande do Sul. Segundo especialistas, a água de coloração escura pode ser resultado das queimadas que atingem o Pantanal.

"[A chuva negra] depende da quantidade de fumaça que for transportada na quinta e sexta-feira para São Paulo", informou o Climatempo. Há também possibilidade do fenômeno se repetir no Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e região centro-sul de Minas Gerais.

Cotidiano