Topo

Com festa, Cervejaria Backer reabre restaurante e vende cerveja repaginada

Imagens do evento circularam nas redes sociais - Reprodução/Instagram
Imagens do evento circularam nas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram

Bruno Torquato

Colaboração para o UOL, em Betim (MG)

18/10/2020 21h54

Mesmo com fechamento decretado pelo Ministério da Agricultura após o envenenamento que provocou morte de dez pessoas e sequelas em outras 16, a Cervejaria Backer promoveu ontem uma festa de reabertura de seu restaurante em Belo Horizonte. A empresa ainda divulgou a comercialização de rótulos da marca que agora estão repaginadas com novas embalagens, como a Capitão Senra Pilsen e Amber.

As imagens do evento circularam na internet. A produção e vendas das bebidas agora estão sendo feitas pela Cervejaria Germânia, de Vinhedo (SP).

Procurada pelo UOL, a cervejaria afirmou que "é a principal interessada no esclarecimento de toda e qualquer irregularidade relacionada com suas atividades" (leia mais abaixo).

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Agricultura, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Eliana Reis, de 56 anos, perdeu seu marido, José de Osvaldo Faria, em julho deste ano após ele ficar mais de um ano internado. Abalada, ela conversou com o UOL e se mostrou perplexa com a atitude da cervejaria. "Eu quero é respeito pelas vítimas e pelo meu marido. Ele sofreu mais que o capeta poderia imaginar", disse.

Ela afirmou que sofreu depois de ver imagens do evento de ontem. A falta de mensagens de apoio ou outra forma de lembrar as vítimas que foram envenenadas foi um fato marcante para Eliana. "Por que não colocar 'respeito às vítimas' ou 'parte da comercialização vai ser destinado ao auxílio das vítimas'?", questionou.

Ao UOL, o advogado Guilherme Leroy, que defende cinco famílias que estão no inquérito policial e outras cinco que estão sendo investigadas, disse que o evento de ontem causou estranhamento. "O importante seria pensar nas pessoas que foram vítimas e não ficar fazendo festa e comemorando naquele local que sempre representou a Backer. Enquanto isso, há pessoas precisando do apoio financeiro para os gastos de saúde."

Já sobre a estratégia da Backer em produzir e comercializar por meio da Cervejaria Germânia, o governo que terá que dizer se é certo ou não.

"Se esta é uma conduta certa, não cabe às vítimas questionar, mas o que queremos é que antes dela se preocupar com o mercado e reabrir, é que ela arque com sua responsabilidade, o que não ocorreu ainda de forma que deveria. A ajuda que ela deu até hoje foi pouco e pontual."

O que diz a cervejaria

À reportagem, o gerente da cervejaria, Dalison Santos, enviou a nota abaixo:

"A reabertura do Templo Cervejeiro advém do respeito da Backer a todos os requisitos e condições legais de funcionamento. A empresa é a principal interessada no esclarecimento de toda e qualquer irregularidade relacionada com suas atividades e, nesse sentido, tem colaborado com o trabalho de autoridades e dos órgãos de fiscalização e controle, ao mesmo tempo que reafirmou a certificação da excelência de seus processos produtivos."

Abertura de restaurante

Sobre a realização do evento em meio à pandemia do novo coronavírus, a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte informou ao UOL que o funcionamento de restaurantes está liberado, desde que os protocolos de segurança sejam respeitados. A cidade está na onda verde.

Belo Horizonte já soma mais de 45 mil casos confirmados de covid-19, com mais de 1.400 óbitos, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde.