Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva forte causa alagamentos e desmoronamentos na Grande São Paulo

Muro que desmoronou em Osasco devido à chuva forte na tarde de hoje (13) - Reprodução/TV Bandeirantes
Muro que desmoronou em Osasco devido à chuva forte na tarde de hoje (13) Imagem: Reprodução/TV Bandeirantes

Do UOL, em São Paulo

13/11/2020 17h29Atualizada em 13/11/2020 18h34

A chuva forte na tarde de hoje (13) causou alagamentos na cidade de São Paulo — na Avenida Santo Amaro, no bairro do Campo Belo — e em Osasco, Carapicuíba e Barueri, na Grande São Paulo. O Corpo de Bombeiros de São Paulo relatou o desmoronamento de um muro em Osasco e outro em Vargem Grande Paulista.

"Desabamento/desmoronamento, Av. Edmundo Amaral, 999 - Osasco. Trata-se de um muro que caiu em cima de um veículo", informa o Corpo de Bombeiros. Segundo o capitão André Elias uma vítima de aproximadamente 50 anos foi socorrida com deslocamento no ombro.

Também foram registradas quedas de árvores nos bairros da Brasilândia e Pirituba, na zona norte da capital paulista, e nas cidades de Osasco, Cotia, Mairiporã e Itapevi.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) emitiu alerta para alagamentos na cidade de São Paulo. As zonas oeste, norte, central e as marginais Tietê e Pinheiros devem ficar em atenção devido à chuva forte.

Áreas de instabilidade vindas de Sorocaba atuam com forte intensidade em Cotia atingindo a capital. Há potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos. O tempo deve ficar instável nas próximas horas.

Algumas medidas simples podem minimizar os efeitos do alagamento, como: evitar transitar em ruas alagadas; em caso de inundações, não enfrentar a correnteza; manter-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores, abrigue-se em casas e prédios.

Temperatura nos próximos dias

No sábado (14), o sol aparece entre nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas, que devem ficar com mínimas de 18 ºC e máximas superiores aos 29 ºC.

O domingo (15) segue com sol e temperaturas elevadas. Os termômetros variam entre mínimas de 19 ºC e máximas que podem superar os 31 ºC.