PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Conteúdo publicado há
1 mês
Ladrões mostram compras e debocham de vítima após golpe: 'Como você caiu?'

Ladrões ligaram para a vítima para debochar de dinheiro roubado - Reprodução/TV Anhanguera
Ladrões ligaram para a vítima para debochar de dinheiro roubado Imagem: Reprodução/TV Anhanguera

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/12/2020 16h49

Um casal de Palmas, no Tocantins, perdeu R$ 800 em um golpe no Whatsapp. Eles receberam mensagens que seriam de uma amiga pedindo dinheiro emprestado, mas não sabiam que o celular dela havia sido clonado e acabaram transferindo o valor solicitado para a conta do ladrão.

O golpe é cada vez mais comum, mas o que se passou em seguida deixou as vítimas assustadas. Após transferir o dinheiro, eles receberam uma chamada de vídeo dos próprios ladrões, mostrando rosto, a casa onde estavam e tudo o que compraram com o dinheiro roubado.

"Queijo e presunto, Coca-cola. Caramba, amiga, como você caiu nesse golpe? Por que você não ligou antes?", pergunta o ladrão na chamada.

"Para você ver a audácia deles em mostrar o rosto, descaradamente, sabendo que não vão ser pegos", disse uma das vítimas, que não se identificou, em entrevista à TV Anhanguera. "O deboche que essas pessoas fazem é muito ruim", completou.

Segundo o delegado Claudemir Ferreira, que cuidou do caso, o golpe é cada vez mais comum. "Os criminosos inserem fotos de terceiros a uma conta aleatória e começam a encaminhar mensagens para parentes e amigos dessa pessoa. E uma das primeiras mensagens enviadas é: 'Olha, troquei de número'. E começa a trocar mensagem com aquela pessoa, que vai resultar do pedido de dinheiro emprestado. Uma dica para se prevenir é ativar a verificação em duas etapas no Whatsapp. Você insere ali uma senha numérica e isso dificulta muito a ação dos criminosos", afirmou.

Cotidiano