Homem apontado como um dos maiores estelionatários do Brasil é preso no RJ
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu hoje o homem considerado um dos maiores estelionatários do Brasil. Os agentes localizaram Valter Avilez Moreira Júnior em Araruama, na Região dos Lagos.
As investigações mostraram que o suspeito atuava não só no Brasil como também em outros países, aplicando golpes em contas bancárias e cartões de crédito. Ele vai responder pelo crime de estelionato.
O delegado responsável pela prisão, Renato José Mascarenhas Perez, titular da 118ª DP, conversou com o UOL e disse que o homem só foi encontrado graças a um trabalho de investigações e cruzamento de dados desenvolvidos pelos policiais.
"Nós iniciamos uma investigação a partir de denúncias que recebemos de que tinha um famoso estelionatário aqui na região, que vinha de vez em quando para Araruama e tinha também endereços na Região Metropolitana do Rio de Janeiro", disse Perez.
"Ficamos cruzando informações, procurando dados e continuamos colhendo informações com a pessoa que denunciou e logramos êxito em hoje prendê-lo", acrescentou.
A suspeita da Polícia Civil é de que o homem tenha lucrado mais de R$ 2 milhões com a prática criminosa.
De acordo com os agentes, Valter Júnior era conhecido como "Mestre", já que era considerado um dos melhores em capturar dados e clonar cartões de crédito, além de ostentar carros de luxo.
Homem foi preso em outro país
Durante as investigações, os policiais constataram que o homem chegou a ser detido em 2010, em Sergipe, ao chefiar uma quadrilha de estelionatários. Ele também cumpriu pena no Uruguai pelo mesmo crime.
"Ele é um famoso estelionatário inclusive com atuação internacional, ele já foi preso no Uruguai. Esteve preso em Sergipe. A atuação dele é a nível nacional e internacional em clonagem de cartões e utilizando esse sistema para obter os seus lucros. Amanhã de manhã ele irá para o sistema prisional", finalizou o delegado.
O UOL tenta contato com a defesa de Valter Júnior.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.