Topo

Esse conteúdo é antigo

Marinha faz buscas por três pescadores desaparecidos no Rio de Janeiro

Everaldo Rodrigues (foto), Pablo Henrique e Marcelo Silva não entram em contato com familiares desde ontem - Acervo pessoal
Everaldo Rodrigues (foto), Pablo Henrique e Marcelo Silva não entram em contato com familiares desde ontem Imagem: Acervo pessoal

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

14/01/2021 12h58

Três pescadores desapareceram ontem no mar da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. O trio saiu para pescar às 4h e até o momento não retornou para casa.

De acordo com a irmã de um deles, Edileuza Rodrigues Martins, 52, os três nunca ficaram 24 horas no mar. O último contato feito com a família foi às 15h de ontem.

Everaldo Rodrigues, Pablo Henrique e Marcelo Silva são pescadores e mergulhadores profissionais. Segundo Edileuza, os três amigos sempre retornam para casa no fim da tarde.

"Eles pescam há muito tempo. Pescam com arpão e já faz mais de 24 horas que não retornam nem falam com a gente. Meu irmão [Everaldo] liga toda hora para casa. Nós perdemos há cinco meses a minha mãe e ele liga toda hora para saber dos filhos", disse Edileuza ao UOL.

Procurada, a Marinha do Brasil informou que tomou conhecimento na madrugada de hoje sobre o desaparecimento da embarcação Ressaca I a aproximadamente 60 km da orla da Barra da Tijuca e que "acionou, imediatamente, o Salvamar Sueste, estrutura orgânica responsável por Operações de Busca e Salvamento (SAR) no mar, que enviou o Navio-Patrulha "Gurupá" para o local e emitiu Aviso aos Navegantes, dando ampla divulgação por rádio, com o objetivo de alertar e solicitar apoio a todas as embarcações nas áreas próximas".

De acordo com a Marinha, segundo as condições meteorológicas, havia a possibilidade de ventos fortes naquela região até as 9h de ontem. No entanto, não havia registro de existência de condições adversas para a navegação durante esta madrugada.