Topo

Esse conteúdo é antigo

Bombeiros dizem que buscas em Brumadinho podem durar mais quatro anos

Trabalho de buscas só parou durante cinco meses por causa da pandemia - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Trabalho de buscas só parou durante cinco meses por causa da pandemia Imagem: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Bruno Torquato

Colaboração para o UOL, em Brumadinho (MG)

25/01/2021 21h16

O coronel Alexandre Gomes Rodrigues, comandante da Operação Brumadinho, disse hoje que as buscas pelos corpos dos 11 desaparecidos no rompimento de uma barragem na cidade mineira podem durar mais quatro anos. A tragédia em Brumadinho completou dois anos hoje e um evento foi realizado na cidade para lembrar os 270 mortos.

"Fizemos uma prospecção e podemos ficar até mais quatro anos", disse Rodrigues. No trabalho de busca, a corporação tenta implantar novas tecnologias e estratégias, mas dependem de treinamentos e aprovações dos órgãos estaduais.

"Estamos completando dois anos e adaptando nossas estratégias para oferecer um serviço melhor e mais eficiente. A estratégia necessita de muitos estudos, ensaios técnicos e testes de novas tecnologias e principalmente a validação do Corpo de Bombeiros, Ministério Público e governo de Minas para colocar em prática esse plano que é um tanto ambicioso, que pretende reduzir nosso ao máximo o período de operação em Brumadinho", disse.

O trabalho de buscas vem sendo realizado desde o dia da tragédia e só chegou a ser interrompido entre março e agosto de 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.