Topo

Esse conteúdo é antigo

Dono de oficina é preso por adulterar cilindros de oxigênio no Ceará

Ministério Público do Ceará investiga empresário por manipular cilindros em ambiente proibido - MPCE/Divulgação
Ministério Público do Ceará investiga empresário por manipular cilindros em ambiente proibido Imagem: MPCE/Divulgação

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL, em Recife

12/03/2021 20h17Atualizada em 12/03/2021 20h51

O proprietário de uma oficina de motos em Pentecoste (CE), a 300 km de Fortaleza, foi preso hoje por suspeita de adulteração de cilindros de oxigênio.

O homem, que não teve a identidade divulgada pela polícia, fornecia os insumos para hospitais do interior do Ceará com o nível de gás abaixo da capacidade máxima dos recipientes.

Além disso, segundo a investigação, o suspeito manipulava os cilindros de maneira inadequada, em desacordo com regras sanitárias, causando risco de explosão no ambiente ou contaminação do oxigênio armazenado.

A operação para prender o investigado foi articulada pelo Ministério Público do Ceará.

"Tinha uma ambulância esperando a carga de vários cilindros. Tudo seguiria para o hospital do município de General Sampaio. Isso que ele fez é um crime contra a saúde pública", afirmou o promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto.

O representante do MPCE alertou que, além de atentar contra a vida dos vizinhos da oficina, pelo risco de explosão, o homem também poderia ter causado mortes entre os pacientes internados.

"Isso porque há fortes indícios de que os cilindros não receberam o tratamento de esterilização", explicou.

Ainda segundo Pequeno Neto, o homem comercializava clandestinamente o oxigênio que não ia para os cilindros.

Ele agia sem habilitação técnica e manuseava o produto nas mesmas instalações usadas para trabalhar com oxigênio industrial, prática proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Na oficina, foram apreendidos 22 cilindros de oxigênio vazios, que armazenavam 204 metros cúbicos do gás, e dois cheios, que provavelmente ainda seriam adulterados.

O empresário foi autuado em flagrante por "falsificar produto destinado a fins medicinais, no art. 273 do Código Penal".

O Ministério Público informou que a investigação continua e que os contratos que o suspeito mantinha com os municípios atendidos serão apurados.