Topo

Esse conteúdo é antigo

Cavalo é resgatado após cair em poço de quatro metros de profundidade

Resgate de cavalo foi dificultado por preocupações em torno de ferimentos com queda no poço - Divulgação/Corpo de Bombeiros
Resgate de cavalo foi dificultado por preocupações em torno de ferimentos com queda no poço Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Naian Lopes

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

23/03/2021 21h15Atualizada em 23/03/2021 21h16

Um cavalo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros na noite de ontem depois de cair em um poço de mais de quatro metros de profundidade em Araçoiaba da Serra, cidade a 124 quilômetros de distância de São Paulo.

O resgate do animal levou cerca de três horas e foi dificultado pela logística necessária para removê-lo sem ferimentos e pela falta de recursos para avaliar a condição física do animal.

Para retirar o cavalo do poço em segurança, as autoridades da cidade de apenas 34 mil habitantes mobilizaram uma equipe de quatro bombeiros e veterinários do Grupo de Estudos em Resgate Técnico (G.E.R.T.A), da Universidade de Sorocaba (Uniso), para garantir que não houvessem complicações de possíveis ferimentos sofridos com a queda no buraco.

Os bombeiros usaram equipamentos de rapel e amarraram o animal com cordas para puxá-lo. Em seguida, ele foi içado por uma retroescavadeira e retirado do algibe, localizado no bairro Jundiaquara.

Imediatamente após o bicho ser colocado no solo, os veterinários fizeram uma análise clínica para saber qual era seu estado de saúde.

O resultado dos exames identificou que ele não ficou ferido, mesmo tendo sofrido uma queda consideravelmente grande, o que foi comemorado pela equipe de resgate.

Após a checagem, o animal foi devolvido para o proprietário, que não conseguiu dar mais informações sobre como ele caiu no poço.

Como o cavalo não sofreu ferimentos, a polícia não foi chamada e não houve registro de ocorrência.