Cedae anuncia desligamento temporário do Guandu e deve faltar água no Rio
A Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) anunciou que desligará a Estação de Tratamento do Guandu às 19h de hoje. A companhia colocará em prática um novo sistema de bombeamento em uma tentativa de acabar com a geosmina — composto que traz cheiro e gosto de terra na água encanada.
Por causa do desligamento temporário, pode faltar água em alguns municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro amanhã. Alguns bairros devem ter o abastecimento normalizado apenas depois de 48 horas, na sexta (9).
Com a manobra, que durará cerca de 12 horas, a Cedae espera conter a proliferação de algas produtoras da substância que traz cheiro e gosto para a água encanada — reclamação recorrente dos moradores do Rio desde o início de 2020.
A companhia lembra, no entanto, que a solução definitiva para o problema deve vir com a obra de proteção da tomada de água de ETA Guandu, que tem licitação marcada para 1º de junho. A obra, investimento de aproximadamente R$ 132 milhões, tem duração prevista de 24 meses.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.