Topo

Esse conteúdo é antigo

Municípios do Pará registram tremor de magnitude 4,5

Moradores de Breves, no Pará, relataram tremor na tarde de hoje; abalo foi sentido também em municípios vizinhos - Reprodução/Google
Moradores de Breves, no Pará, relataram tremor na tarde de hoje; abalo foi sentido também em municípios vizinhos Imagem: Reprodução/Google

Luciana Cavalcante

Colaboração para o UOL

14/05/2021 20h36Atualizada em 14/05/2021 20h36

Moradores de pelo menos três municípios do arquipélago do Marajó, no estado do Pará, sentiram um tremor de terra na tarde de hoje.

O laboratório de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou o terremoto, com 4,5 de magnitude na escala Richter, sendo sentido por moradores da cidade de Breves e seus arredores.

A conselheira tutelar, Cristiane Pessoa, moradora do bairro do Aeroporto, no centro de Breves, estava em casa com o filho Lucas, de 10 anos, quando o tremor aconteceu, por volta das 15h30.

Ela conta que foi o menino que percebeu o evento e a avisou. "Eu estava no quarto quando meu filho veio gritando dizendo: mamãe, mamãe a casa tá tremendo", detalha.

A residência deles é de madeira e fica nos altos de outra de alvenaria. Cristiane conta que também percebeu as paredes balançando, mas por pouco tempo.

"Na hora eu estava com ventilador ligado e fiquei em dúvida, mas deu para perceber sim. Fiquei com medo. Meu filho até falou para a gente sair, mas durou mais ou menos um minuto", descreve a moradora, que afirma ainda que nunca havia sentido um tremor na cidade e que confundiu a sensação com a passagem de veículos pesados na rua.

"Aqui é uma ilha, então quando passa um caminhão, uma caçamba é normal tremer, mas depois eu vi que não era isso", concluiu.

Rapidamente a notícia se espalhou pela cidade e pelas redes sociais e moradores de outros bairros comentaram que também sentiram o tremor.

Ainda segundo a conselheira, amigos que moram em outros dois municípios, Anajás e Bagre, também relataram ter percebido o abalo.